Concelho

Aguiar da Beira volta a melhorar no Índice de Transparência Municipal

 

O Índice de Transparência Municipal (ITM), criado em 2013, baseia-se no levantamento da informação de interesse público disponível em cada um dos websites dos 308 municípios de Portugal, resultando da avaliação de 76 indicadores, agrupados em diferentes áreas.

A última avaliação foi divulgada nesta quarta-feira e mostra que o Município de Aguiar da Beira melhorou, mais uma vez, o seu resultado, passando da posição 25 em 2015, para a posição 12 do ranking em 2016, alcançando assim o seu melhor resultado pessoal e também o melhor resultado do distrito.

A pontuação do Município de Aguiar da Beira ultrapassou este ano o patamar dos 90 pontos, numa escala de 0 a 100, tendo obtido 93.68. A média dos índices de todos os municípios foi de 52 pontos, ultrapassando pela primeira vez os 50.

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé, que nunca obteve um resultado pior que o segundo lugar, voltou a ser a primeira classificada, alcançando ainda uma pontuação de 100.

No top 10 dos municípios mais bem classificados estão:

Dados http://poderlocal.transparencia.pt.

No top 10 dos municípios menos bem classificados estão:

Dados http://poderlocal.transparencia.pt.

Também na comparação com os concelhos limítrofes Aguiar da Beira se distingue, apresentando um ITM significativamente superior a que qualquer desses concelhos.

Dados http://poderlocal.transparencia.pt.

O desempenho dos municípios nesta categoria foi divulgado pela Transparência e Integridade – Associação Cívica (TIAC), representante portuguesa da rede global ‘Transparency International‘. A edição deste ano do ITM contou com a participação do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, que coordenou a recolha de dados.

Os dados completos podem ser consultados no portal oficial.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *