Aguiar da Beira: Trail do Míscaro solidário com o ambiente

Inscrições para a 5.ª edição da corrida e caminhada que se realiza, no próximo dia 25 de novembro, em Aguiar da Beira, decorrem até ao dia 18. Prova coloca em destaque as condições micológicas naturais, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta.

TM

O Trail do Míscaro 2018 insere-se no VI Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira e apresenta as corridas de Trail Longo (30 km), Trail Curto (15 km) e uma Caminhada (8 km). Uma iniciativa que “é muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza”, refere a organização.

Este evento é uma experiência desportiva e recreativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico, abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Além disso, apresenta ainda uma vertente de responsabilidade social com o ambiente. Por cada inscrito será doada uma árvore para a reflorestação do concelho”.

No ano anterior participaram no Trail do Míscaro 300 pessoas, de norte a sul do país e até do estrangeiro, que geraram um igual número de árvores autóctones — carvalhos americanos — plantadas pelos participantes num terreno baldio e desertificado no concelho.

Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar de belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza nesse último fim de semana novembro.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o trail running nos trilhos do concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio de agentes económicos locais, regionais e internacionais.

As inscrições decorrem até dia 18 de novembro e incluem t-shirt, banho, seguro, reforços, almoço, prémios e sorteio de produtos, ou, até ao dia da prova (caso não tenha sido atingido até então o limite de participantes – 300), mas sem a garantia da camisola oficial e do almoço. Pode aceder ao formulário de inscrição na página oficial do evento — www.facebook.com/traildomiscaro, onde consta também o regulamento e todos os pormenores do evento, ou inscrever-se junto de um embaixador do evento.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *