Carapito,  Concelho

Aguiar da Beira prepara geminação com localidade francesa

O Município de Aguiar da Beira está a preparar uma futura geminação com a localidade francesa de Le Blanc-Mesnil. Representantes dos dois municípios assinaram recentemente um protocolo de cooperação e amizade, “visando uma futura geminação dos territórios“, durante a visita de uma comitiva francesa a Aguiar da Beira, nos dias 16 e 17 de Setembro.

Assinatura do protocolo no salão nobre dos Paços do Concelho. CMAGB

A cooperação intermunicipal é um importante instrumento para a formalização de iniciativas de intercâmbio em diversos sectores que importam à aproximação e à promoção dos territórios e das suas comunidades“, realça a Câmara de Aguiar da Beira.

O processo de geminação já foi abordado em reunião da autarquia do dia 14 de Agosto. Segundo a vereadora Rita Mendes, um vereador de Le Blanc-Mesnil que se encontra a construir casa no concelho tinha proposto que fossem estabelecidos intercâmbios culturais entre as duas localidades. “Pela referida comuna francesa foi já aprovada a criação da geminação, sendo esta uma vila com forte presença da comunidade portuguesa, incluindo aguiarenses, [pelo que] seria de avaliar a proposta de concretização da geminação, assunto que será proposta à Assembleia Municipal”, referiu Rita Mendes.

O vereador Fernando Pires referiu ser “favorável à criação de geminações que sejam abrangentes a vários domínios e pessoas, desde que seja efectuado o devido planeamento“. Acrescentou ainda que “deverá ser tida em conta outra proposta de geminação que foi colocada anteriormente e que ainda não foi concretizada“.

O presidente da Câmara, Joaquim Bonifácio, referiu “que relativamente à outra proposta de geminação a mesma ainda não [tinha sido] objecto de foi alvo de concretização formal“.

Na reunião seguinte, de 11 de Setembro, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a proposta de protocolo de amizade e cooperação a celebrar entre os municípios de Aguiar da Beira e Le Blanc-Mesnil, bem como submeter à aprovação da Assembleia Municipal a proposta de geminação entre os mesmos.

A comitiva visitou ainda algumas empresas do concelho, o complexo municipal, o centro de saúde, o largo dos monumentos e a freguesia de Carapito.

Durante a visita a Carapito. CMAGB

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *