Concelho,  Região

Aguiar da Beira num fim de semana dedicado ao empreendedorismo

A equipa do Sweet Skills com a Prof.ª orientadora, Cristina Maltês, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Bonifácio e o presidente da Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões, José Morgado Ribeiro (© Município de Aguiar da Beira).

Na última sexta-feira, 26, decorreu na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, a final intermunicipal do sexto concurso de ideias de negócios. O concelho de Aguiar da Beira esteve representado por Marco Almeida e Leandro Cautela, com o projeto “Sweet Skills”.

O concurso, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, convidou professores dos 14 municípios que integram a CIM a apresentar as suas ideias de negócio de várias áreas de atividade, associadas a produtos ou serviços. Características com a originalidade, a exequibilidade, a inovação e a relevância para a região foram os fatores distintivos.

Das 170 ideias de negócio apresentadas, a final intermunicipal contou com a presença das equipas vencedoras dos concursos municipais de cada um dos 14 municípios do território.

O projeto “Escolas Empreendedoras da CIM Viseu Dão Lafões”, apoiado pela CIM Viseu Dão Lafões nos últimos seis anos letivos, tem como principal objetivo incentivar o espírito de empreendedorismo dos mais jovens, bem como das escolas da região.

Feira de Empreendedorismo Júnior (© Município de Aguiar da Beira).

No dia 27 de maio, às 10 horas, no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, decorreu a Feira de Empreendedorismo Júnior, direcionada aos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e na qual participou a turma do 6.º B, do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, com o projeto Mini Empreendedores de Aguiar da Beira (M.E.A.).

A Feira de Empreendedorismo Júnior teve como principal objetivo proporcionar uma oportunidade para os alunos viverem uma experiência real de empreendedorismo e partilharem experiências e ideias com outros alunos e professores. O trabalho de cada turma foi o de decorar e organizar um stand no qual apresentaram o trabalho desenvolvido e a sua empresa à comunidade.

Entre os dias 27 de maio e 23 de junho, decorrem os eventos municipais “No palco com o Gaspar”, realizando-se no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu. Esta é a terceira vez consecutiva que estes eventos destinados aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico se realizam. Os alunos terão a oportunidade de dar a conhecer os seus jogos e histórias num palco preparado para o efeito.

O Município de Aguiar da Beira juntou-se ainda, nesta sexta-feira e sábado, ao evento “A Mais Bela Corrida do Mundo”, organizada pelo empreendedor local, Paulo Costa. A 12.ª edição da Meia Maratona do Douro Vinhateiro realizou-se neste domingo, 28, na Régua.

Município de Aguiar da Beira na Meia Maratona Douro Vinhateiro (© Município de Aguiar da Beira).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *