Aguiar da Beira: Jovens conhecem saídas educativas, formativas e profissionais do território

Mais de três centenas de estudantes participaram na Feira das Profissões, dos Percursos e da Integração Profissional onde marcaram presença cerca de duas dezenas de entidades.

© Aguiar no Coração

Mais de três centenas de estudantes do 5.º ao 12.º ano participaram na Feira das Profissões, dos Percursos e da Integração Profissional, que se realizou a 10 deste mês, no Centro Cultural de Aguiar da Beira, numa iniciativa promovida pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca.

O evento colocou em contacto alunos, universidades e outras entidades de formação e empresários aguiarenses. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as ofertas formativas, os perfis profissionais e as atividades económicas do território, representadas num espaço expositivo com cerca de duas dezenas de entidades, conferências, um concurso de empreendedorismo e outras atividades demonstrativas.

Foi um dia muito intenso, com diversas ações para apresentar aos alunos em fase de decisão e aos visitantes de aguiarenses as saídas educativas, formativas e profissionais, bem como o mercado de trabalho e os recursos do território, e ainda promover a fixação dos jovens no concelho, mostrando que em Aguiar da Beira também é possível construir um futuro positivo”, concluiu a organização.

© Aguiar no Coração

Instituto Politécnico da Guarda; Piaget Viseu; Escola Superior de Saúde – IPV; Universidade de Trás os Montes e Alto Douro; Institute Pranic Healing Portugal; Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira; Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ); Exército Português: Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Viseu; Aenebeira; Gabinete de Inserção Profissional e Atendimento Municipal ao Desenvolvimento Económico de Aguiar da Beira; Bombeiros Voluntários locais; Centro Social Paroquial de Dornelas; e CLDS 3G Aguiar no Coração, foram alguns dos expositores, que participaram também no fórum “Educação e Formação”, aberto pela diretora do Agrupamento, Elisabete Bárbara, e com o testemunho de um ex-aluno com um percurso ativo na vida académica e na política local, Renato Pires.

Outra das conferências direcionadas para os alunos do secundário foi a “Sonhar e Empreender”, que apresentou os percursos bem sucedidos de cinco aguiarenses nas áreas dos laticínios, mobiliário, agricultura, construção civil e desporto. Pedro Pinto (Lacti-Pedros), Pedro Andrade (Casa Vieira de Andrade), Fernando Mendes (Pomar da Presa), José Ferreira (Joalfe) e Henrique Sena (campeão de dardos em diversos torneios internacionais) partilharam com os jovens as suas experiências empreendedoras, vincando que “é possível construir um futuro de sucesso a partir de Aguiar da Beira”, sendo a formação, o risco, o trabalho e a inovação a base.

Realizou-se ainda a final do concurso de ideias empreendedoras “LOL – Liberta Os Teus Limites”, onde foram apresentados 14 projetos, por alunos do 7.º ao 9.º ano. Uma aplicação móvel para promover a orientação pedestre (aposta do município para o desenvolvimento do turismo) e ajudar os desportistas da modalidade no concelho foi a ideia vencedora.

© Aguiar no Coração

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *