Concelho

Aguiar da Beira contou a melhor história no concurso “Do Soldado Desconhecido ao Soldado Conhecido”

www.fvp.pt
Alunos do Agrupamento Padre José Augusto da Fonseca (foto: www.fvp.pt).

Como forma de incentivar o estudo da I Guerra Mundial e contribuir para conhecer e divulgar as condições da participação dos portugueses no conflito, em África e na Europa, a Direção Geral da Educação (DGE), em parceria com outras entidades, lançou o concurso “Do Soldado Desconhecido ao Soldado Conhecido”, tendo como destinatários os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e os alunos do ensino secundário.

Os alunos do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca, de Aguiar da Beira, apresentaram o trabalho “Os Esquecidos da Primeira Guerra”, com o qual arrecadaram o primeiro prémio. O trabalho, que focou os soldados do concelho, teve coordenação da professora Cristina Maltez.

A entrega do prémio, uma viagem aos locais do conflito na Flandres, oferecida pela Fundação Vox Populi, realizou-se na passada sexta-feira, 11 de novembro, no Forte de S. Julião da Barra, por ocasião da comemoração do Armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial.

Para além da DGE, o concurso foi ainda promovido pela Comissão para a Evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial e pela Fundação Vox Populi, em parceria com a Associação dos Professores de História e a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST).

evoca_igg_not

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *