Concelho

Aguiar da Beira comemorou feriado municipal com distinções, prémios e reconhecimentos

Hastear da Bandeira (foto Município de Aguiar da Beira).

O feriado municipal de Aguiar da Beira realizou-se nesta sexta-feira, num programa que preencheu o dia.

A manhã começou com o hastear da bandeira em frente à Câmara Municipal, ao som do hino nacional interpretado pela orquestra da ADRC de Aguiar da Beira. Seguiu-se a inauguração de uma exposição sobre o património religioso e arquitetónico do concelho e, depois, realizou-se a primeira sessão do ano da assembleia municipal.

Na assembleia, um dos tópicos abordados foi o último estudo da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), que colocou o Município de Aguiar da Beira em 12.º lugar. Os vereadores do PSD contestaram o facto de apenas este estudo ter sido lembrado e não outros onde o concelho aparece menos bem classificado.

Após uma paragem para almoço, a tarde seria dedicada à atribuição de prémios de mérito e escolares e ao reconhecimento dos vários grupos culturais e órgão de comunicação social do concelho. Esta sessão de distinção e reconhecimento iniciou-se com uma pequena representação do Grup’Arte, que foi também participando com outras representações ao longo de toda a sessão da tarde.

Grup’Arte abriu a sessão com uma pequena representação (foto Município de Aguiar da Beira).

Os prémios de mérito escolar foram atribuídos a 6 estudantes que se distinguiram nas várias áreas e ciclos de ensino na Escola Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira, no ano letivo passado. Foram também premiados 24 estudantes que ingressaram neste ano letivo no ensino superior. Os prémios foram atribuídos pelo município de Aguia da Beira, nos valores de 250€ e 600€, respetivamente.

Estudantes universitários premiados (foto Município de Aguiar da Beira).

A segunda parte da tarde foi dedicada ao reconhecimento dos grupos culturais e órgãos de comunicação social do concelho. Os grupos distinguidos foram, nomeadamente:
– Grupo de Concertinas Os Abadenses

– Grupo de Concertinas Clave de Sol
– Grupo de Concertinas da Farra
– Grupo de Bombos de Carapito
– Grupo de Teatro de Carapito
– Grup’Arte
– Orquestra de Sopros – Sinfónica da ADRC de Aguiar da Beira
– Grupo Raízes da Terra
– Rancho Folclórico de Pena Verde

Os órgãos de comunicação social reconhecidos foram os jornais Caruspinus e Mais Aguiar da Beira.

Diretores dos jornais Caruspinus e Mais Aguiar da Beira (foto Município de Aguiar da Beira).

Após o reconhecimento, cada um dos grupos culturais fez uma breve interpretação, tendo as comemorações do feriado municipal terminado com um Dão d’Honra.

 

Interpretação do Hino de Aguiar da Beira por parte do grupo Raízes da Terra:

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *