Aguiar da Beira comemora esta sexta-feira os 125 anos da restauração do concelho

Paços do Concelho do Município de Aguiar da Beira. © Caruspinus, 2020

O Município de Aguiar da Beira comemora esta sexta-feira, 10 de Fevereiro, os 125 da restauração do concelho, que assinala com o Feriado Municipal. A cerimónia das comemorações será realizada no edifício dos Paços do Concelho e terá como programa:

 09h30 – Hastear da Bandeira ao som do Hino Nacional cantado pelos alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular;

10h00 – Assembleia Municipal

14h30 – Sessão Solene das Comemorações do Dia do Município:

  • Intervenções no âmbito das comemorações
  • Reconhecimento dos Colaboradores do Município — 25 anos de serviço
  • Momento Musical pelos alunos do Ensino Articulado Especializado da Música — Conservatório Regional de Música de Ferreirim
  • Entrega dos Prémios de Mérito Escolar e de Acesso ao Ensino Superior — ano letivo 2021/2022
  • Momento Musical pelos alunos do Ensino Articulado Especializado da Música — Conservatório Regional de Música de Ferreirim

16h45 – Encerramento da sessão

As comemorações serão transmitidas em direto no Facebook do Município de Aguiar da Beira.

Sobre o Feriado Municipal

No tempo de D. Teresa, enquanto regente do condado, em 1120, a Vila de Aguiar da Beira recebeu o seu primeiro foral. A 25 de Abril de 1835, com a publicação da reforma da Administração Geral e Municipal, os concelhos de Carapito e de Penaverde foram então extintos em 6 de Novembro de 1836: o de Carapito foi incorporado no de Trancoso e o de Penaverde foi incorporado no de Fornos de Algodres, onde se manteve até 1840.

No decreto de 12 de Julho de 1895 procedeu-se à revisão das classificações concelhias e desclassificou o concelho de Aguiar da Beira, integrando-o no de Trancoso durante dois anos.

Entretanto, graças ao empenho de algumas personalidades, à insistência do povo de Aguiar da Beira e de todas as freguesias, a 5 de Fevereiro de 1898 lavrava-se a primeira ata no recuperado concelho. Dias depois, a 10 de Fevereiro de 1898, já com José Maria Álvares Moreira como presidente, a nova câmara recuperou a dignidade concelhia.

Durante anos, o Feriado Municipal foi comemorado dia 24 de Junho. No entanto, por se considerar corresponder àquele que representa a recuperação concelhia, o Feriado Municipal de Aguiar da Beira passou a ser no dia 10 de Fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *