Notícias

Agência Europeia do Medicamento recomendou hoje a vacina da BioNTech/Pfizer contra a Covid-19

A primeira vacina contra o coronavírus SARS-CoV2 foi esta segunda-feira recomendada pela Agência Europeia do Medicamento. Horas depois, a Comissão Europeia autorizou a sua comercialização nos 27 países da União.

Medical photo created by freepik – www.freepik.com

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) acabou de recomendar o uso de emergência da vacina da BioNTech/Pfizer contra a Covid-19. Esta é também a primeira vacina a receber autorização de uso de emergência em território europeu depois de ter sido aprovada nos EUA, Reino Unido, Canadá e outros países, que começaram já a imunização da sua população considerada prioritária. Os Estados Unidos também já começaram a distribuir esta segunda-feira uma segunda vacina, a da Moderna.

A agência referiu-se ainda às reticências de várias pessoas em tomar a vacina, principalmente pela rapidez com que foi desenvolvida, garantindo que “os dados que analizaram atingiram os padrões necessários de qualidade que tinham sido previamente definidos“. Há, no entanto, vários factores a ter em conta por cada pessoa individualmente, dependendo da sua situação, como por exemplo no caso das mulheres grávidas.

A reunião da EMA estava inicialmente marcada para o dia 29 de Dezembro mas foi antecipada para esta segunda-feira, após pressão política do ministro da saúde alemão.

A Comissão Europeia também já autorizou a distribuição da vacina e salientou que o fármaco estará disponível para todos os países da EU “ao mesmo tempo e nas mesmas condições“.

O início da vacinação propriamente dita deverá iniciar no dia 27 de Dezembro. A reunião para determinar a autorização condicional de comercialização da vacina da Moderna na Europa está marcada para o dia 6 de Janeiro.

A Comissão Europeia já assinou contratos com pelo menos seis produtores de vacinas: AstraZeneca, Sanofi-GSK, Johnson & Johnson, BioNTech/Pfizer, CureVac e Moderna, num total de mais de mil milhões de doses.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *