Ciência e Tecnologia

A versão do Windows no seu computador está actualizada? — pode não estar seguro

O Microsoft Windows é o sistema operativo mais utilizado no mundo. Desde o lançamento da primeira edição — o Windows 1.0 — já foram lançadas 12 grandes edições deste sistema operativo.

Tal como é expectável, passados alguns anos as edições antigas deixam de ser suportadas pela Microsoft — deixam de receber actualizações — deixando-as vulneráveis a ataques.

Com o lançamento da edição actual — o Windows 10 — que a Microsoft disse querer que este seja o seu último sistema operativo, passaram a ser lançadas duas grandes actualizações por ano, ao mesmo tempo que as mais antigas deixam de ser suportadas.

A última versão do Windows 10 foi lançada em Outubro de 2020 e esta é a versão recomendada pela Microsoft. Entretanto, todas as versões até à 1903 deixaram já de ser suportadas e a versão 1909 também deixará de ser suportada já no próximo mês de Maio. Se utiliza o Windows 10, certamente que já começou a receber notificações da Microsoft a informá-lo disso mesmo e a sugerir que actualize o seu computador.

Primeiro: como é que pode saber qual é o sistema operativo no seu computador?

Basta que clique com o botão direito do rato em cima de Computador, O Meu Computador ou Este PC, no Ambiente de Trabalho e, depois, em Propriedades. Aqui poderá ver as informações básicas do seu computador, sendo a primeira a edição do Windows.

Segundo: como é que pode saber qual é a versão do Windows 10 no seu computador?

Basta que clique em Botão Iniciar > Definições (a roda dentada por cima do ícone para desligar o computador) > Sistema > Acerca de. No final da página poderá ver as Especificações do Windows, nomeadamente a edição e a versão.

Se não tem a versão 20H2 pode obtê-la de duas formas:

  1. Clicando em Actualizações e Segurança e procurando por actualizações, no painel de Definições. Se tem uma versão antiga do Windows 10 é possível que tenha que instalar várias actualizações até chegar à 20H2.
  2. Acedendo a esta página e fazendo download da ferramenta em Actualizar agora. O processo de actualização é simples e só precisa de 3 cliques. Independentemente da versão do Windows 10 que tiver, o seu computador vai ser actualizado automaticamente para a versão 20H2.

E se não tiver o Windows 10?

Muitas pessoas ainda usam actualmente o Windows 7 ou o Windows 8. Se tem uma destas edições, também é possível actualizar o computador para a versão 20H2 do Windows 10. Para isso, deve aceder a esta página e fazer download da ferramenta Faça o download da ferramenta agora, por baixo de “Quer instalar o Windows 10 no seu PC?”. No entanto, se este é o seu caso e não domina as novas tecnologias, é recomendável que consulte um profissional para o ajudar a fazer a actualização do sistema operativo, porque não é tão simples como a actualização anterior.

As actualizações são seguras?

A actualização do computador para a versão 20H2 é totalmente segura e já foi testada durante vários meses. No entanto, é normal que muita gente não goste de fazer actualizações, até porque muitas delas trazem problemas para o computador, nomeadamente as intermédias e mais pequenas.

Que problemas pode ter uma determinada actualização do Windows?

Os problemas podem ser tão simples como deixar de ter áudio no computador a deixar de poder usar uma impressora ou até deixar de poder ligar correctamente o computador.

Então, qual é a melhor estratégia nas actualizações do Windows?

A melhor estratégia é não instalar novas actualizações assim que recebe a primeira notificação. É aconselhável esperar pelo menos duas semanas, que é o tempo suficiente para serem detectados problemas e a Microsoft os corrigir. No entanto, deve actualizar o computador regularmente para garantir que está seguro e não vulnerável contra ataques, mas também que tem a melhor experiência possível.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *