A maior prova do ciclismo nacional arranca esta quinta-feira em Lisboa, terminando, onze dias depois, em Vila Nova de Gaia. Passa por Aguiar da Beira na 4.ª etapa, a 8 de Agosto.
Durante 11 dias, de 4 a 15 de Agosto, a Volta a Portugal em Bicicleta vai disputar-se ao longo de 1559 km, divididos entre o prólogo e as 10 etapas. A prova tem início na Praça do Império, em Lisboa, e termina na marginal de Vila Nova de Gaia, fazendo ainda uma incursão em Espanha, participando 18 equipas e 130 ciclistas.
A Volta vai passar por Aguiar da Beira na 4.ª etapa, que liga a Guarda a Viseu, no dia 8 de Agosto, por volta das 16 horas, com um prémio de montanha de 4.ª categoria ao quilómetro 123,8.
15.ª Etapa da Volta Brisa RTP decorre na região de Viseu
No dia 9 de Agosto realiza-se a Etapa da Volta Brisa RTP 2022, que é o evento que traz para dentro da maior prova de ciclismo a nível nacional todos os amantes deste desporto, proporcionando-lhes a experiência e as sensações vividas pelos ciclistas numa Etapa da Volta a Portugal.
Como é hábito, a Etapa da Volta Brisa RTP decorre durante o dia de descanso da grande competição, que na edição deste ano será no dia 9 de Agosto (terça-feira), permitindo à organização disponibilizar todas as estruturas e meios implicados na Volta a Portugal para este evento integralmente dedicado a todos os atletas amantes do ciclismo. A partida oficial será às 10h00.
A 15.ª Etapa da Volta Brisa RTP é um evento de cicloturismo, obedecendo à regulamentação das Provas Abertas da Federação Portuguesa de Ciclismo estando por isso sujeita aos princípios constantes nesse mesmo regulamento.
Mais informações e inscrição aqui.
Símbolos de Distinção
Existem quatro camisolas que distinguem os líderes de cada classificação na prova. O amarelo é sempre o tom em destaque no pelotão da Volta a Portugal, uma vez que simboliza a vitória e a liderança de quem domina a classificação geral individual.
A Camisola Amarela Continente será entregue diariamente ao corredor que menos tempo totalizar no conjunto das etapas. Sendo a mais importante e a que se mais de destaca não deixam de existir outras cores para outras ambições.
A Camisola Verde Rubis Gás vai destacar o ciclista que nas Chegadas e nas Metas Volantes conseguir somar o maior número de pontos sendo nessa condição o mais regular e líder da classificação por pontos.
O Prémio da Montanha na Volta de 2022 continuará representado pela Camisola das Bolinhas. A Europcar associou-se à classificação que destaca o Rei dos Trepadores, para a qual contam os pontos somados nas 27 contagens de Montanha espalhadas ao longo do percurso.
A Camisola Branca Jogos Santa Casa continuará reservada para o Prémio da Juventude, ou seja, para o atleta da categoria Sub23 melhor classificado.
O “Prémio Melhor Português” em cada etapa será igualmente apoiado pelos Jogos Santa Casa.
A primeira Volta a Portugal em Bicicleta realizou-se em 1927 com 42 atletas.