400 pessoas vão correr e caminhar pelo “míscaro” em Aguiar da Beira

Evento coloca em destaque as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais, contribuindo ainda para reflorestação com uma árvore por participante.

Está esgotada a 5.ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza este domingo, 25 de novembro, pelas 10 horas, na vila de Aguiar da Beira. Quatro centenas de atletas, de norte a sul do país, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais. Realce ainda para a vertente solidária do evento que contribuirá para a reflorestação de um terreno baldio desertificado com a plantação de 400 árvores autóctones.

As modalidades de Trail Longo (30 km) e Trail Curto (15 km) vão reunir cerca de 200 atletas. Igual número de pessoas vai juntar a Caminhada, com o objetivo de cada uma plantar a sua árvore e contribuir para uma melhor natureza.

Será uma experiência fantástica, solidária, desportiva e recreativa, inserida numa iniciativa que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico – o “míscaro amarelo”, habitualmente abundante e com uma procura “desenfreada” no concelho”, refere a organização, que revela que “os participantes irão ter oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este e outros cogumelos selvagens e degustar diversas iguarias da época durante o percurso, para além de poderem desfrutar de belas paisagens, tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”.

O Trail do Míscaro tem como principais objetivos promover o trail running nos trilhos do Município de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do concelho para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

No ano anterior participaram no Trail do Míscaro 300 pessoas, que geraram um igual número de árvores autóctones – carvalhos americanos – plantadas pelos participantes num terreno baldio e desertificado no concelho.

O evento desportivo é uma organização do jornal +Aguiar da Beira, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio de agentes económicos locais e nacionais. Integra-se no VI Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza a 24 a 25 de novembro, com mercadinho local, tasquinhas gastronómicas, workshops e passeios micológicos, sessões de live cooking e muita animação com grupos locais e o grupo popular de renome “Sons do Minho”.

Todos os pormenores do Trail do Míscaro podem ser acompanhados na página oficial do evento – www.facebook.com/traildomiscaro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *