Concelho,  Notícias

VIII edição do Certame Gastronómico do Míscaro realiza-se em Aguiar da Beira a 27 e 28 de Novembro

O Município de Aguiar da Beira vai realizar a VIII edição do Certame Gastronómico do Míscaro nos dias 27 e 28 de Novembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Aguiar da Beira.

Este evento pretende divulgar o potencial micológico e gastronómico do concelho, através da dinamização de um espaço gastronómico para degustação das diferentes iguarias confeccionadas com cogumelos silvestres e produtos da época, através da participação de restaurantes aderentes do concelho, promoção e venda de produtos sazonais de qualidade e artesanato no mercadinho agrícola, no qual irão participar produtores do concelho representados pelas freguesias, instituições de solidariedade social e artesãos, estando aberta a participação a produtores e artesãos de outros concelhos, privilegiando no entanto os produtos endógenos tais como os cogumelos, maçãs, queijos, ovos, castanhas, nozes, azeite, mel, compotas, licores e muito mais“, referiu o Município.

O programa já está disponível e pode ser consultado no cartaz abaixo.

Inscrições abertas para Trail do Míscaro em Aguiar da Beira

Estão abertas as inscrições para a 7.ª edição do Trail do Míscaro, inserida no VIII Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira.

O evento desportivo, que promove as condições naturais micológicas, a natureza, o património, as tradições rurais e a solidariedade com a floresta, está de regresso e com as provas competitivas Ultra Trail Médio de 42 km, Trail Longo de 22 km e Trail Curto de 12 km e uma Caminhada também de 12 km.

Após um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a organização espera voltar a encher os trilhos do concelho e proporcionar uma experiência diversificada aos participantes.

Esta é uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e abundante por essa altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza nesse fim de semana de novembro. Uma boa ocasião para visitar Aguiar da Beira”, referiu a organização em comunicado.

Também, ao participar nesta corrida e caminhada estará a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres. O Trail do Míscaro doará uma árvore por cada atleta para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos três anos, para a plantação de sensivelmente mil árvores autóctones no território.

O Trail do Míscaro é “muito mais que uma corrida ou caminhada pela natureza, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas ao nosso concelho, dignificando e valorizando esta região e o interior do país”, continuou.

A presença no Trail do Míscaro 2021 poderá ser garantida até ao dia 22 de Novembro, através da inscrição no site www.acorrer.pt. A inscrição, obrigatória, inclui t-shirt oficial, banho, seguro, abastecimentos, almoço, prémios e sorteio de produtos.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Passeio Micológico realiza-se no dia 28 de Novembro

Integrado na VIII edição do Certame Gastronómico do Míscaro de Aguiar da Beira, vai realizar-se o passeio micológico, com saída prevista para as 10h00 do dia 28 de Novembro, a partir do Pavilhão Gimnodesportivo de Aguiar da Beira (coordenadas: 40.820883, -7.539141).

Os participantes serão acompanhados por duas guias:

  • Guilhermina Marques Micóloga, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Manuela Silva Técnica e Formadora de Micologia, Gabinete de Micologia do Município de Aguiar da Beira
Serão efectuadas deslocações a habitats do concelho com o objectivo de dar a conhecer o mundo fascinante dos fungos e sensibilizar para a adopção de boas práticas na colheita, mantendo a integridade do ecossistema. Não será permitido o uso de sacos de plástico ou baldes, estando à venda cestas no pavilhão gimnodesportivo.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e deverá ser feita até ao dia 21 de Novembro, através do email gab.micologia@cm-aguiardabeira.pt ou do telefone 232689809, informando o nome, morada e contacto telefónico.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *