Presidente da República, ministros e outras entidades visitaram o espaço.
O Turismo Centro de Portugal (TCP) apresentou dois novos suportes de promoção e venda, no primeiro dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Trata-se de duas brochuras: uma motivacional e inspiracional e uma de short breaks, com sugestões de estadas na região.
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Sílvia Ribau, chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da entidade, apresentaram os novos materiais no stand do TCP na BTL, situado no Pavilhão 1 da FIL, Feira Internacional de Lisboa.
A brochura motivacional e inspiracional assenta nos 5 pilares estratégicos da promoção turística do TCP. Nas suas páginas são destacados produtos turísticos como os Lugares Património da Humanidade no Centro de Portugal, a arte urbana, os museus e castelos, mas também a natureza, as estações náuticas, a rede de percursos pedestres e ecopistas, as áreas protegidas e as praias da região.
O turismo religioso, com os Caminhos Marianos, de Santiago e a herança judaica, e as novas tendências turísticas, como são os casos do projeto “Work from Center de Portugal”, o turismo industrial, o turismo cinematográfico ou as cidades criativas da UNESCO são outros dos produtos em destaque.
“Esta brochura é um instrumento de grande impacto motivacional, que tem como principal objetivo dar a conhecer o desconhecido, fazer as pessoas sonhar e suscitar nelas a vontade de viajar para a região Centro de Portugal”, explica Sílvia Ribau.
Quanto à brochura de short breaks, trata-se de uma seleção da oferta de 129 empreendimentos da região, divididos pelas 8 sub-regiões, com preços promocionais atrativos.
As duas brochuras vão estar disponíveis em formato físico, nos postos de atendimento do TCP, mas também de forma digital, nas várias plataformas da entidade. Podem ser descarregadas em https://bit.ly/365a32L.
Presidente da República visitou stand
O primeiro dia do stand do TCP começou com a visita do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade de conhecer o espaço deste ano, onde se encontra o melhor do Centro de Portugal, numa visita que muito honrou a região!
O Presidente da República foi acompanhado pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques (que voltou a visitar o stand ao final da tarde), e pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, entre outras individualidades. A comitiva foi recebida por Pedro Machado, Jorge Loureiro e Luís Antunes, da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal.
Território promoveram produtos turísticos
Durante o dia, houve várias apresentações de produtos turísticos de territórios da região. O primeiro momento coube ao território da Mealhada. Depois das boas-vindas, por parte do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, foram apresentados os Guias de Bolso da Mata do Bussaco, pelo presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte, e por Armando Carvalho, dos guias Foge Comigo. A apresentação do IV Congresso Internacional Floresta e Potencial para a Saúde, por Miguel Vasco, da iNature, e a degustação de produtos “4 Maravilhadas da Mealhada” – água, pão, vinho e leitão – encerraram o momento dedicado à Mealhada.
O espaço que se seguiu foi protagonizado pela Região de Leiria. Gonçalo Lopes, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, deu as boas-vindas aos presentes, a anteceder a apresentação do projeto “É de Leiria”, pelo chef Rui Lopes. Seguiu-se uma atuação musical do Orfeão de Leiria e a apresentação do Rallye Verde Pino – Região de Leiria, pelo presidente da CM Porto de Mós, Jorge Vala. Aurélio Ferreira, presidente da CM Marinha Grande, deu a conhecer o Ano Internacional do Vidro, e Carlos Palheira, vereador da CM Leiria, explicou os pormenores de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022, antes de uma degustação de produtos regionais que encerrou o momento da Região de Leiria.
O dia terminou com um espaço protagonizado pela CIM da Beira Baixa. João Lobo, presidente da CIM, deu a nota de boas-vindas, seguindo-se uma encenação teatral do território e de produtos turísticos, pelo Váatão. Depois, teve lugar a apresentação do vídeo “Voar na Beira Baixa”. A assinatura de um protocolo entre a CIM Beira Baixa e a Centro Portugal Film Commission foi outro momento alto da tarde, que terminou com uma atuação das Adufeiras de Idanha-a-Nova e com showcooking por parte do chef Artur Norberto, com fabrico artesanal de trufas de aguardente de medronho.