As transferência bancárias nacionais passam a ter, a partir desta segunda-feira, algumas novidades que o Banco de Portugal considera que vão ajudar a reduzir a fraude. Veja aqui o que muda.
Confirmação do beneficiário
Tal como já acontece quando faz uma transferência entre contas nacionais numa caixa automática de Multibanco, a partir de agora, quando utilizar o ‘homebanking’ no computador ou a aplicação no telemóvel, vai aparecer o nome da pessoa ou entidade que vai receber o dinheiro, permitindo confirmar previamente o nome do beneficiário antes de dar a ordem final de transferência. A mesma funcionalidade também vai estar presente nos débitos diretos.
Transferências só com o número de telefone
A partir de 24 de Junho (a concluir até Setembro em todos os bancos) vai ser possível fazer transferências entre contas bancárias nacionais (transferências normais ou imediatas) colocando apenas o número de telemóvel do beneficiário, quer a transferência seja feitas no ‘homebanking’, na aplicação ou ao balcão. Esta nova opção vai reproduzir aqui que já se verifica na rede MBWay. Se o beneficiário for uma empresa poderá indicar apenas o NIPC (número de identificação fiscal da empresa). Para que possa usar este sistema os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel (pode ser um número de telemóvel estrangeiro) a uma conta.