Concelho,  Notícias

Trail do Míscaro de Aguiar da Beira atraiu 600 pessoas

Corrida e caminhada realiza-se nos próximos dias 27 e 28 de Novembro, promovendo as condições favoráveis do município para a prática de desporto e turismo na natureza, micologia, estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar.

© Trail do Míscaro

Está esgotada a 7.ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza nos próximos dias 27 e 28 de Novembro em Aguiar da Beira. Mais de seis centenas de atletas, de várias zonas do país e de alguns pontos da Europa, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais.

A modalidade mais concorrida é o Trail Curto (12 km), que vai reunir 291 atletas, seguida da caminhada, com a mesma distância, que terá 200 caminhantes. O evento inclui ainda as distâncias de Trail Longo (22 km), com 105 participantes, e de Ultra Trail (42 km), com 20 atletas.

De acordo com a organização, “o Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo activo na natureza que atrai cada vez mais pessoas a este pequeno concelho do interior de Portugal”.

Após um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19, este ano a prova desportiva está de regresso e volta a esgotar as inscrições.

O número de participantes poderia ser ainda superior, foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento”, continuou a organização.

Esta é, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural com elevado valor gastronómico e característico por esta altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’. Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas actividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro, que se realiza nesse fim de semana Novembro. Uma boa ocasião para visitar Aguiar da Beira”, acrescentou.

© Trail do Míscaro

Evento solidário com a natureza

A vertente solidária é outra das marcas do Trail do Míscaro, que já contribuiu para apoiar os Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira e uma IPSS do concelho, e, nas últimas edições, tem ajudado à reflorestação do território concelhio. Ao participarem nesta corrida e caminhada os participantes estarão a ser solidários com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres.

O Trail do Míscaro doará, mais uma vez, uma árvore por cada atleta para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos três anos, para a plantação de cerca de mil árvores autóctones em terrenos desertificados do concelho de Aguiar da Beira, em acções de educação ambiental com os participantes e população local.

© Trail do Míscaro

Míscaro amarelo

O míscaro amarelo (Tricholoma equestre) é, de finais de Outubro ao início de Dezembro, a grande atracção do concelho de Aguiar da Beira, tornando-se mesmo uma fonte de rendimento para locais e visitantes.

Estão ainda identificadas outras sete espécies de cogumelos comestíveis no concelho: Boletus edulis (boleto); Boletus pinophilus (cepa); Lactarius delicosus (sancha); Macrolepiota procera (tortulho); Hydnum repandum (pé de carneiro); Craterellus cornucopioides (trompete dos mortos); Cantharellus cibaruis (cantarelas) e Craterellus tubaeformis.

A importância da iguaria levou o município a promover anualmente, desde 2013, o Certame Gastronómico do Míscaro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *