Notícias

Secretário de Estado no Aniversário dos Bombeiros de Aguiar da Beira

João Almeida apelou ao empenho de todas as instituições para que não se repita um verão como o do ano passado.

 Os 60 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira foram devidamente assinalados, em clima de festa, com a atribuição de louvores e condecorações, com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

Todos os oradores chamaram a atenção para o importante papel das associações humanitárias de bombeiros voluntários, um pilar fundamental do associativismo ao serviço do seu semelhante.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, o carapitense António Ferreira, aproveitou a presença do secretário de estado da administração interna para pedir ao Governante que o interior do país não seja esquecido.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Soares, referiu haver a necessidade urgente de criar uma lei de financiamento que garanta a sustentabilidade financeira das corporações, deixando o apelo também à Câmara Municipal para que colabore sempre com os bombeiros, pela importância que estes têm no dia-a-dia da população.
No âmbito de um projecto já aprovado pela CIM Viseu Dão Lafões, os Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira vão dispor de equipamentos de protecção individual.

Fernando Pires, presidente da direcção, lembrou os momentos difíceis vividos no verão passado assim como os sinistrados do concelho que daí resultaram. Dirigiu-se ainda a uma delegação suíça presente na cerimónia com quem se têm estreitado laços, troca de experiências e mesmo cedência de material suíço à corporação de Aguiar da Beira. De referir que a ponte entre estas duas associações é feita pelo também carapitense António Baltazar, que foi bombeiro em Aguiar da Beira e agora o é na Suíça.

O secretário de Estado deixou ainda uma garantia ao nível dos seguros das corporações, uma matéria que está a ser negociada com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Das comemorações dos 60 anos dos bombeiros voluntários de Aguiar da Beira fez ainda parte uma missa e a bênção de três viaturas.

As Homenagens

Por proposta do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Carlos Tenreiro Ferreira, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Dedicação, pelos mais de 25 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos do quadro ativo:

Eduardo Jorge Almeida Santos

Luís Manuel dos Santos Abreu

Por proposta do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Carlos Tenreiro Ferreira, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Assiduidade (Grau Ouro), pelos mais de 20 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos do quadro ativo:

Carlos Manuel Almeida Sequeira

Luís Filipe Ferreira da Conceição

Por proposta do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Carlos Tenreiro Ferreira, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Assiduidade (Grau Ouro), pelos mais de 15 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos do quadro ativo:

António Carlos Tenreiro Ferreira

João Carlos Santos Gonçalves

Nuno Miguel Duarte Ferreira

Aires Manuel Lopes Mendes

Sérgio Henrique Sousa Santos

Vítor de Carvalho Correia  

Por proposta do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Carlos Tenreiro Ferreira, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Assiduidade (Grau Prata), pelos mais de 10 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos do quadro ativo:

António Manuel Ribeiro dos Santos

Vítor Manuel Rodrigues Sousa Pinto

Vítor Manuel Correia Gonçalves

Paulo Alexandre Duarte Ferreira

António Manuel Pereira dos Santos

Por proposta do Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, António Carlos Tenreiro Ferreira, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Assiduidade (Grau Cobre), pelos mais de 5 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos do quadro ativo:

Sofia Francelina Nascimento Caseiro

Filipe Miguel Tenreiro Ferreira

Paulo Alexandre Nunes Silva

Luís Rafael Ferreira Abreu

Jorge Manuel Fernandes Nunes

António Miguel Marques Coelho

Por proposta do senhor Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira, Fernando Augusto da Costa Pires, ao Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, foi deliberado conceder a Medalha de Assiduidade (Grau Cobre), pelos mais de 5 anos de bom e efectivo serviço, prestado à causa dos Bombeiros Portugueses, aos seguintes elementos da direcção:

Assembleia Geral:

Presidente – 20 anos – Dr. Manuel Joaquim das Neves Botelho

1º Secretário – 20 anos – Alberto Andrade

2º Secretário – 20 anos – António José Campos Gonçalves

Vogal – 20 anos – António Júlio Lapa de Sena

Conselho Fiscal:

Presidente – 20 anos – Joaquim Cândido Ferreira de Lacerda

1º Secretário – 10 anos – Luís Guerra Marques

Direcção

Presidente – 10 anos – Eng. Fernando Augusto da Costa Pires

Vice-presidente – 10 anos – Dr. Lino Manuel dos Santos Lopes

Tesoureiro – 20 anos – José Luís da Costa Gonçalves e Frias

Secretário – 10 anos – Sebastião Domingos dos Santos Gomes

Os Louvores

Sócios Fundadores:

Manuel Sobral

Luís de Sequeira – a título póstumo

Manuel Neves Leitão – a título Póstumo

José Maria de Sousa – A título Póstumo

Albano Andrade – a título póstumo

EX-COMANDANTES

Alexandre Figueiredo da Costa Pinto – a título Póstumo

Deolindo Barata Monteiro

Aníbal Almeida Ferreira

Eduardo Amaral Ferreira

Enf. Carlos do Nascimento Lopes

Dr. João António Ferreira da Silva

José Albano Albuquerque Ferreira

 

Ex- Presidentes da Direcção

Augusto Ramiro do Patrocínio

Veríssimo Lapa de Sena

Prof. Augusto Fernando Andrade

 

Município de Aguiar da Beira

Dr. António Raimundo da Cunha – a título póstumo

Prof. Joaquim Cândido Ferreira Lacerda

Augusto Fernando Andrade

Município de Aguiar da Beira

OUTROS

Centro de incêndio de defesa e socorro da Terra Santa – Suíça

Lacto Serra, Lda

Patinter, sa

Dr. Abel da Silva Carreira Júnior

Dr. Manuel Dias Loureiro

Manuel dos Santos e Filhos, Lda.

Bombeiros Falecidos

Alfredo Almeida Pereira

Francisco Lapa Sena

60anosbombeiros 60anosbombeiros4

Videoreportagem em (Dão TV): 60º Aniversário Bombeiros Aguiar da Beira

Teresa Barranha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *