Secretária de Estado da Promoção da Saúde entregou kits de saúde oral a alunos de Viseu Dão Lafões

Governante visitou projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” no Centro Escolar de Nelas.

©CIMVDL

A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, visitou esta segunda-feira, 5 de Dezembro, o projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor”, iniciativa que decorre no território de Viseu Dão Lafões. A governante esteve no Centro Escolar de Nelas, onde se realizou a entrega de um kit de saúde oral aos alunos.

O projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” é uma iniciativa de inovação social que tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis, reduzindo o risco de cáries, e equilibrar a alimentação das crianças das escolas do 1.º ciclo dos 14 concelhos da região Viseu Dão Lafões. Pretende-se que as ações tenham impacto positivo nos alunos, respetivas famílias, professores e comunidade em geral.

Ao abrigo desta iniciativa, alunos do 1.º ao 4.º ano das Escolas do território de Viseu Dão Lafões estão a receber as visitas de um consultório móvel e de um grupo de profissionais constituído por médicos dentistas e nutricionistas. Aquando da visita, as crianças são envolvidas num conjunto de dinâmicas, de que se destacam a realização de consultas e avaliações de medicina dentária e de nutrição.

Na visita oficial foram apresentados os resultados do primeiro semestre do projeto, período em que foram avaliados mais de 1300 alunos do ensino básico da CIM Viseu Dão Lafões.

Além das consultas, nas visitas são também desenvolvidas ações de literacia sobre higiene oral e alimentação equilibrada, tendo já sido entregues 1324 pastas de dentes, 1319 colutórios e 1316 escovas. É igualmente disponibilizada documentação com diagnósticos e recomendações.

Na primeira fase de itinerância pelas escolas do território, em maio, a iniciativa deu resposta aos alunos do 4.º ano, para que pudessem ter acesso a uma consulta antes de seguirem para o nível de escolaridade seguinte. No início do atual ano letivo, começaram a ser avaliados os restantes alunos, do 1.º, 2.º e 3.º ano. O objetivo é que, até ao final de 2023, sejam envolvidos a totalidade dos cerca de 5600 alunos que frequentam o 1.º Ciclo na região.

O projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” é uma iniciativa da Ordem dos Médicos Dentistas, em parceria com a Ordem dos Nutricionistas, e conta com a parceria da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e da Colgate.

Em Nelas, a Secretária de Estado esteve acompanhada, entre outros, por Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas, Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Maria Llanes, coordenadora do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor”, e Olga Carvalho, diretora do Agrupamento Escolar de Nelas.

De acordo com a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, “temos esperança de que, apesar de todas as dificuldades, vamos conseguir fazer algumas coisas inovadoras, diferentes, dirigidas e dedicadas à promoção da saúde e prevenção da doença. Este projeto, em particular, merece destaque na medida em que foca duas áreas importantes – a alimentação e a saúde oral – para todo o bem-estar das nossas crianças, contribuindo, assim, para que tenham vida mais longa e preenchida com mais saúde”.

Segundo Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “projetos como este ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’ são de grande importância, porque ensinam às crianças, desde muito cedo, que é fundamental manter hábitos de higiene oral e ter uma alimentação equilibrada. São noções essenciais que as crianças depois partilham em casa, com as suas famílias“. O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões sublinhou ainda “os vários projetos de promoção do sucesso educativo que estão a decorrer em todos os agrupamentos de escola da região, ligados a vários domínios temáticos, reforçando também o trabalho em rede que tem sido possível desenvolver com as escolas e com os municípios”.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, “a CIM Viseu Dão Lafões, neste e em muitos outros setores, tem sido pioneira a nível nacional. As questões relacionadas com a saúde oral e alimentação saudável estão cada vez mais presentes no dia a dia e, com este projeto, a CIM e os municípios deste território estão a contribuir ativamente para proporcionar às crianças e jovens, desde tenra idade, hábitos de vida e alimentação saudáveis, promovendo uma escola cada vez mais inclusiva”.

“O projeto ‘Comer Bem Sorrir Melhor’ tem demonstrado a importância da proximidade e do estímulo da literacia e o seu contributo para a melhoria da saúde, de uma forma geral, e da saúde oral, em particular. A aposta na prevenção, quer em termos de alimentação, quer em termos de hábitos de higiene oral, é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, particularmente junto dos mais novos”, adiantou Miguel Pavão, Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *