Mundo,  Notícias

Reino Unido aprovou hoje a primeira vacina contra a Covid-19 e começa a vacinar população na próxima semana

O Governo do Reino Unido anunciou hoje a autorização da primeira vacina contra a Covid-19 após parecer independente de regulador e irá começar a vacinar a sua população na próxima semana.

Medical photo created by freepik – www.freepik.com

O Reino Unido tornou-se esta quarta-feira o primeiro país ocidental a autorizar o uso de uma vacina contra a Covid-19, depois de a agência reguladora dos produtos de saúde britânica (MHRA) ter concedido autorização para o uso de emergência da vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech. A vacinação começa já na próxima semana, segundo revelou o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

A distribuição da vacina da Pfizer/BioNTech no Reino Unido será feita através de três canais, primeiro nos hospitais, depois em centros de vacinação e, finalmente, através de médicos e farmacêuticos, em locais onde seja possível garantir as devidas condições de armazenamento da vacina.

A vacina da Pfizer/BioNTech revelou ter uma eficácia de 95% de acordo com os resultados da última fase de ensaios clínicos.

A Pfizer e a BioNTech já garantiram que a sua capacidade de produção conjunta permitirá fornecer até 50 milhões de doses a nível global em 2020 e até 1,3 mil milhões de doses até ao final do próximo ano.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou nesta terça-feira ter recebido dois pedidos de autorização condicional de comercialização das vacinas desenvolvidas pela BioNTech e Pfizer e pela Moderna para a Covid-19, esperando emitir uma decisão “dentro de semanas”.

Antes da aprovação desta vacina pelo Reino Unido, a Rússia já tinha aprovado uma outra que recebeu o nome de Sputnik V, em Agosto, mas a velocidade do processo de aprovação e falta de transparência provocaram cepticismo na comunidade científica internacional, que ainda espera por mais resultados.

O Governo Português espera apresentar o plano nacional de vacinação contra Covid-19 esta quinta-feira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *