Mundo

Recursos naturais do planeta para 2020 esgotaram três semanas mais tarde, mas a razão foi a pandemia e não o planeamento

Este ano, o dia a partir do qual a Humanidade passa a usar o cartão de crédito ambiental chegou três semanas mais tarde, nesta sexta-feira, 21 de Agosto. Apesar disso, o resultado positivo não é devido a uma mudança estrutural, mas sim à pandemia de coronavírus. A partir de hoje passamos a usar os recursos para 2032.

A resposta mundial à COVID-19 levou à redução da Pegada Ecológica da Humanidade e ao adiamento da data do Dia da Sobrecarga do Planeta em cerca de três semanas em comparação com o ano passado.

A partir deste sábado, 22 de Agosto, a humanidade passará a usar o cartão de crédito ambiental, visto que esgotou os recursos disponíveis para o ano inteiro, segundo os cálculos da Global Footprint Network. Os confinamentos causados pelo coronavírus tiveram como consequência a redução da Pegada Ecológica global em quase 10%.  No entanto, ainda são usados os recursos naturais equivalentes a 1,6 planetas Terra.

É importante ter em conta que a redução da pegada ecológica mundial que ocorreu este ano, não se ficou a dever a alterações estruturais na forma como nos relacionamos com o Planeta, mas antes a uma situação conjuntural e temporária. De qualquer modo, permitiu-nos ver o mundo que podemos ter se agirmos no sentido de criar um futuro sustentável.

Desde 1970 que estamos em dívida para com o planeta em termos ecológicos. Este ano ultrapassámos os 4600 dias de dívida, o que significa que estamos 12 anos adiantados ou que vamos gastar este ano parte dos recursos que só deveríamos gastar em 2032.

https://www.footprintnetwork.org/

Os recursos do planeta para 2020 tinham-se esgotado no dia 25 de Maio se todos os países consumissem como a média dos portugueses.

Pode calcular a sua pegada ecológica pessoal aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *