Notícias,  Região

Projecto de cadastro gratuito do território alargado à região de Viseu Dão Lafões a partir de 28 de Junho

A partir de 28 de Junho passam a ser 48 os municípios a disponibilizar gratuitamente o serviço de identificação e registo de prédios rústicos. Objectivo é conhecer 90% das terras sem registo até final de 2023.

© https://bupi.gov.pt/

O Governo lançou esta segunda-feira em São Pedro do Sul a expansão do Cadastro Simplificado aos municípios da CIM Viseu Dão Lafões, anunciando a abertura de 14 novos balcões do projecto Balcão Único do Prédio (BUPi), já a partir do dia 28 de Junho.

A CIM Viseu Dão Lafões é uma das primeiras CIM a aderir ao BUPi e a disponibilizar o serviço gratuito de identificação e registo de prédios rústicos nos seus 14 municípios: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela. O objectivo é alargar o projecto a todo o país.

O BUPi é uma plataforma que permite aos proprietários identificar os seus prédios rústicos e mistos, remotamente, de forma simples e gratuita, num balcão ou “online”, através de https://bupi.gov.pt/.

Actualmente existem mais de oito milhões de matrizes de propriedades sem qualquer tipo de informação cadastral e, destas, apenas 2,5 milhões correspondem a registos prediais efetuados.

Se quiser comprar, vender, realizar partilhas, emparcelamentos, permutas ou outras formas de reestruturação da propriedade, tem que identificar o terreno através do BUPi.

Saiba mais no vídeo seguinte.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *