Programa para levar moradores do Litoral para o Interior ainda não teve nenhum interessado

O programa Chave na Mão, em vigor desde 2020, pretende atrair moradores do Litoral para o Interior. No entanto, até ao momento ainda não teve interessados.

portaldahabitacao.pt

O programa Chave na Mão foi anunciado pelo Primeiro-Ministro em 2018 e regulamentado em 2020. No entanto, segundo o Jornal de Notícias, “nem mesmo as paisagens deslumbrantes e a qualidade de vida do Interior conseguiram atrair povoadores“.

Vários autarcas do Interior lamentam a demora na sua implementação e também a falta de divulgação, factores que são determinantes para o seu bom funcionamento.

O Chave na Mão — Programa de Mobilidade Habitacional para a Coesão Territorial, permite que as famílias residentes em territórios de forte pressão urbana, numa habitação própria, que queiram mudar a sua residência para territórios de baixa densidade, disponibilizem as suas habitações no arrendamento acessível. O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) paga uma renda pela casa a quem se mude do Litoral para um dos 165 concelhos de baixa densidade do continente e subarrenda-a no programa de arrendamento acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.