Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se nesta terça-feira

A 25 de Novembro de 2019 a UNESCO oficializou o 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa. Nesta terça-feira assinala-se a primeira comemoração.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou no dia 25 de Novembro de 2019, em Paris, o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa. A oficialização foi assinada na sede da organização, na capital francesa, por uma delegação portuguesa composta pelo primeiro-ministro António Costa, pela ministra da Cultura Graça Fonseca, pela secretária de Estado das Comunidades Portuguesas Berta Nunes, e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO António Sampaio da Nóvoa.

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se oficialmente esta terça-feira com uma cerimónia e um concerto online em que participam duas dezenas de personalidades lusófonas da política, letras, música e desporto.

A UNESCO oficializou a data no ano passado, mas desde 2009 que, em 5 de Maio, era comemorado o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, CPLP, representação portuguesa na UNESCO, ONUNews e RTP, e será transmitida às 12h00 de Portugal no canal Youtube do Camões.

Serão difundidas mensagens do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro português, António Costa, do chefe de Estado de Cabo Verde e presidente em exercício da CPLP, Jorge Carlos Fonseca, do secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e do embaixador Sampaio da Nóvoa, representante de Portugal na UNESCO.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial. É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *