Com inscrições esgotadas e mais de uma centena de participantes, a primeira edição do SMART REGION SUMMIT Viseu Dão Lafões reuniu Governo, especialistas, academia, empresas e responsáveis públicos para discutir como transformar dados e tecnologia em melhores decisões para os territórios. O programa ficou marcado pela estratégia de Viseu Dão Lafões, em particular, a apresentação da nova Plataforma de Gestão Urbana, bem como a assinatura de um protocolo de cooperação institucional entre a CIM Viseu Dão Lafões e a MOBI.E.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões realizou esta quinta-feira, 29 de outubro, a primeira edição do SMART REGION SUMMIT Viseu Dão Lafões, no Montebelo Viseu Congress Hotel, em Viseu. O encontro reuniu mais de uma centena de participantes, entre representantes do Governo, especialistas, universidades, empresas e administração pública, para debater o papel dos dados, da Inteligência Artificial e das novas tecnologias na gestão dos territórios.
Um dos destaques foi a apresentação da Plataforma de Gestão Urbana da CIM Viseu Dão Lafões, que integra informação de diferentes áreas, como mobilidade, ambiente, água, resíduos, proteção civil, turismo e energia, apoiando o planeamento e a tomada de decisões dos municípios.
Durante o encontro, a CIM e a MOBI.E assinaram um protocolo de cooperação para desenvolver um sistema nacional de bilhética inteligente, que poderá permitir o acesso e pagamento dos transportes públicos através de cartões bancários contactless, simplificando a utilização dos serviços.
O programa incluiu ainda debates sobre cidades inteligentes, mobilidade e utilização da Inteligência Artificial nas políticas públicas, com destaque para a importância de colocar a tecnologia ao serviço das pessoas, melhorar os serviços e reforçar a coesão territorial. A organização fez um balanço positivo da iniciativa, considerando superadas as expectativas da primeira edição.
