Notícias,  País

Presidenciais 2021: tudo o que precisa de saber sobre as eleições

Realiza-se este Domingo em Portugal a eleição para escolher o próximo Presidente da República, em que são chamados a votar 9.314.947 de eleitores residentes em território nacional e 1.550.063 no estrangeiro. Esta é a 10.ª vez que a eleição para escolher o Presidente da República acontece desde 1976.

São sete os candidatos que concorrem: Marisa Matias; Marcelo Rebelo de Sousa; Tiago Mayan Gonçalves; André Ventura; Vitorino Silva; João Ferreira e Ana Gomes. No boletim de voto aparece um oitavo candidato, Eduardo Baptista, mas a sua candidatura não foi aceite pelo Tribunal Constitucional por falta de assinaturas (só seis foram validadas das 7500 necessárias). Os votos neste candidato serão considerados nulos.

Durante a votação

Além das regras de distanciamento e da necessidade de utilização de máscara, foi aumentado o número de mesas de voto de modo a minorar os efeitos de uma grande concentração de pessoas devido à situação epidemiológica. É aconselhada a utilização de caneta própria para votar. Vão estar envolvidas 61.435 pessoas no processo eleitoral nas mesas de voto.

Desta vez, inscreveram-se para votar antecipadamente, no Domingo passado, 246.880 eleitores, dos quais 197.903 votaram efectivamente. No entanto, quem se inscreveu no voto antecipado e não votou pode fazê-lo este Domingo.

Votação dos emigrantes 

Desde as eleições de Janeiro de 2001 que os emigrantes portugueses podem votar para escolher o Presidente da República, devendo fazê-lo presencialmente junto das representações diplomáticas e consulados, ou nas delegações externas de ministérios e instituições públicas portuguesas.

Como posso saber onde votar?

Caso não saiba onde está recenseado, assim como o seu número de eleitor, pode obter essa informação na junta de freguesia do seu local de residência, através da página da Internet www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma mensagem escrita (SMS) para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento=aaaammdd”.

Em que horário estão abertas as assembleias de voto? 

Será possível votar entre as 08h00 e as 19h00. Depois desta hora, só podem votar os eleitores que se encontrem dentro da assembleia de voto. No estrangeiro, as assembleias de voto funcionam durante dois dias. A abertura aconteceu ontem, sendo possível aos cidadãos exercer o direito de voto entre as 08h00 e as 19h00 (locais) no dia 23 e, no dia das eleições, entre as 08h00 locais e as 19h00 em território nacional.

Mais informações em www.cne.pt.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *