Portugal entra em défice ecológico a partir deste sábado

O Dia da Sobrecarga da Terra é cada vez mais cedo. Considerando a pegada ecológica atual, se todas as pessoas vivessem como um português médio precisaríamos de 2,5 ‘planetas Terra’ para sustentar os recursos que consumimos.

NASA

Neste sábado, 7 de Maio, Portugal entra em défice ecológico. Quer isto dizer que neste Dia da Sobrecarga da Terra esgotámos os recursos disponíveis para 2022 e a partir de amanhã passamos a viver “a crédito”. A data é estimada, todos os anos, pela Global Footprint Network, uma organização que se dedica à gestão de recursos naturais e ao impacto das alterações climáticas.

Se todos vivessem como um português médio, a Terra esgotaria os recursos que pode renovar durante o ano inteiro já este sábado, o que significa que seriam precisos cerca de 2,5 planetas para sustentar as necessidades da humanidade.

O Dia da Sobrecarga da Terra em Portugal tem acontecido cada vez mais cedo. Em 2021 foi a 13 de Maio e em 2020, em plena pandemia, a 25 de Maio.

A nossa pegada ecológica começou a aumentar consideravelmente a partir de 1985, com o pico a ser atingido em 2005. A partir daí houve uma melhoria, até 2019, ano em que a dívida ambiental voltou a aumentar.

De entre todos os países, o Qatar foi o que esgotou os recursos para 2022 mais cedo, a 10 de Fevereiro, seguido do Luxemburgo, a 14 de Fevereiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.