Investimento total é de quase 90 milhões de euros, em benefício de famílias da região que não encontram resposta no mercado. Para já, o protocolo abrange 9 dos 14 municípios da CIM.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinaram na passada sexta-feira o protocolo de cooperação ‘Projetos de Habitação a Custos Acessíveis de Viseu Dão Lafões’, que vai disponibilizar 569 casas para arrendamento a custos acessíveis, “representando um marco significativo no combate às dificuldades de acesso à habitação na região“, referiu a CIM em comunicado.
O protocolo, celebrado em Tondela, “abrange investimentos para a construção de novos edifícios, aquisição para reabilitação e reabilitação de habitações públicas. As casas resultantes da iniciativa são uma resposta às atuais dificuldades que as famílias da região sentem no acesso à habitação, geradas pelo aumento dos preços, à semelhança do que acontece em todo o território nacional“, acrescentou.
O investimento total estimado para estas operações é de quase 90 milhões de euros (87.215.091€), financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem envolvidos, para já, 9 dos 14 municípios da CIM: Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Viseu e Vouzela.
A CIM prevê que as obras decorram entre 2024 e 2025, com a assinatura dos contratos de arrendamento a acontecer até Junho de 2026.
“As habitações serão entregues a famílias que não encontram resposta no mercado tradicional, por incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados“, esclareceu a CIM.
Reações à Assinatura do Protocolo
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca o impacto positivo que esta parceria terá nas famílias da região, afirmando: “Este protocolo marca um avanço muito importante na promoção de soluções habitacionais acessíveis para as famílias do território de Viseu Dão Lafões. Numa altura em que as dificuldades de acesso à habitação são uma preocupação crescente no país, esta iniciativa reflete uma aposta séria, tanto da administração central como local, em enfrentar e dar resposta a este desafio, oferecendo soluções concretas e acessíveis às famílias“.
Carla Borges, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, referiu que “este importante protocolo vai permitir que os municípios possam, em conjunto com o IHRU, alcançar aquilo que na minha perspetiva é um desígnio de todos, a promoção de habitação mais acessível, habitação condigna em função das necessidades dos nossos cidadãos e, por isso, desejo que esta cerimónia se traduza num desígnio de futuro, numa missão coletiva e que possa ser um dos passos que vamos dar na persecução desse objetivo“.
Para Fernando Almeida, Vogal do Conselho Direto do IHRU, “o dia de hoje é o resultado de quase sete meses de trabalho, com o intuito de termos casas para as pessoas. Temos como meta entregar as casas em junho de 2026, falta pouco mais de dois anos. Vai ser um trabalho muito duro e de proximidade, a minha vinda hoje aqui é para dizer que podem contar com o IHRU nesta missão“.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o compromisso conjunto das partes envolvidas: “Este esforço conjunto entre a CIM Viseu Dão Lafões e o IHRU, em estreita colaboração com os 14 municípios associados da Comunidade Intermunicipal, sela o compromisso de todas as partes em garantir o acesso a habitação digna e acessível para todos os cidadãos da região. A habitação é um direito inalienável e com este protocolo a CIM está a fazer o seu papel de garantir que é cumprido no nosso território“.