Notícias

Palestra e Audição em Carapito

No passado sábado, 17, teve lugar na Junta de Freguesia de Carapito uma palestra, proferida pelo historiador, Dr. Ribeiro Aires sobre os forais.

A sessão que demorou cerca de 1h, contou com uma sala cheia de carapitenses, aos quais se juntou o sr. Presidente da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

O orador, numa conversa bem consistente e focada, começou por explicar o significado e a importância dos forais de Aguiar da Beira e Vila Real, que serviram de base para uma análise completa do foral de Carapito, de onde apresentou diversas conclusões.

A primeira e também a mais importante foi que o concelho de Carapito existia já antes de o foral de 10 de Maio de 1514 lhe ter sido concedido. Ora, isto eleva a nossa história muito mais além, dando-lhe ainda mais significado. Outra das conclusões foi a de que existiam pelo menos 2 juízes em Carapito, à data, a quem competia julgar os crimes que pelo concelho eram feitos.

Uma palestra muito esclarecedora que certamente agradou a todos os presentes, que agora se deverão sentir mais preparados para a comemoração dos 500 anos de atribuição do Foral de Carapito já no próximo dia 10 de Maio.

Seguiu-se uma audição musical na Igreja Paroquial de Carapito, onde vários alunos da Escola de Música da ADRC de Aguiar da Beira tiveram oportunidade de mostrar os seus talentos. Uma oportunidade bem conseguida e certamente a repetir.

O vídeo da palestra pode ser visto aqui:

Palestra sobre os Forais

O vídeo da audição pode ser visto aqui:

Audição da Escola de Música

O evento teve organização da Comissão das Comemorações dos 500 Anos do Foral de Carapito.

ac

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *