Notícias

Padre Silvério Cardoso Há 50 Anos em Carapito

O Padre Silvério no seu carro na Praça de Carapito, nos anos 70.
O Padre Silvério no seu carro NSU na Praça de Carapito, nos anos 70 (foto de APT).

Foi a 1 de Julho de 1964 que o padre Silvério Cardoso se apresentou em Carapito para assumir os destinos da paróquia.

Nascido a 1 de Setembro de 1937 no lugar do Pereiro, freguesia de Sátão, concluiu a sua formação como clérigo em 1962. Ao longo da sua vida como sacerdote fez serviço nas paróquias de Eirado, Valverde, Cortiçada, Dornelas, Queiriz e Vila Longa, para além de Carapito. Leccionou ainda Educação Musical e Religião e Moral na Escola de Aguiar da Beira.

Iniciou em Carapito a Liga Eucarística dos Homens, deu continuidade à Acção Católica, Irmandade das Almas e Sagrado Coração de Jesus. Actualmente dá também apoio à Juventude Mariana Vicentina.
Uma das suas maiores acções sociais foi a criação do Centro de Dia em Carapito, que abriu portas a 1 de Fevereiro de 1993.

Ao longo destes 50 anos ganhou raízes em Carapito, tendo atravessado várias gerações de carapitenses. Organizou inúmeras excursões pelo país e também ao estrangeiro. Actualmente ainda leva muitos dos utentes do Centro de Dia a visitar vários lugares do nosso país. Sempre gostou de conviver com todos e a todos vê como amigos. Organizou também vários teatros, danças e cantares, juntamente com a sua irmã Toninha, que sempre o acompanhou durante toda a vida de sacerdote.

Carapito prestou-lhe a sua homenagem a 11 de Maio passado. Por estes 50 anos de serviço à paróquia de Carapito, o nosso obrigado.

O Padre Silvério em celebração.
O Padre Silvério em celebração.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *