Damos esta semana início a uma nova secção, sobre ciência e tecnologia, onde procuraremos partilhar algumas dicas importantes ou, simplesmente, informação interessante. Fique ligado.
Todos nos preocupamos com a informação que as várias empresas recolhem sobre nós. E, em muitos casos, é mesmo difícil saber que informação estamos a partilhar. Facebook, Google, Apple, Microsoft, WhatsApp, Facebook Messenger, Twitter, Instagram… a lista de aplicações que usamos diariamente, só no telemóvel, é longa e conhecida de todos nós. Por ter alcance mundial, a empresa que controla o Facebook é frequentemente acusada de recolher mais informação sobre os utilizadores do que aquela que devia. Nalguns casos, a regulação tem ajudado, noutros, temos que ser nós a cancelar as permissões, porque, por definição, tudo está activado de forma a que a empresa aceda ao máximo de informação possível sobre os utilizadores.
Hoje partilhamos os passos necessários para que o Facebook deixe de controlar o seu histórico de navegação, com o objectivo de lhe sugerir anúncios, mesmo quando estamos desligados dele. Sim, o Facebook também controla a nossa actividade fora do Facebook.
Vamos então aos passos:
- Através do smartphone ou tablet, abrir a aplicação do Facebook
- Aceder ao Menu — três linhas horizontais no canto superior direito
- Deslizar para baixo até à secção Definições e privacidade
- Clicar em Definições
- Deslizar até aparecer a secção “As tuas informações do Facebook“
- Tocar na opção “Atividade fora do Facebook“
- Clicar na secção “Mais opções“
- Surgirá uma janela flutuante no fundo do ecrã intitulado de “Mais opções“
- A partir dessa janela, seleccionar “Gerir a atividade futura“
- Em seguida, voltar a tocar em “Gerir atividade futura” — botão azul no fundo do ecrã
- É agora possível desactivar a opção “Atividade fora do Facebook futura“, que deverá estar activa, clicando no interruptor
- Ao desactivar a opção, o Facebook apresentará de imediato uma nova janela flutuante
- Tocar novamente em “Desativar” — botão azul no fundo do ecrã
O registo da actividade que fazemos fora do Facebook está, finalmente, desactivado.
Ao longo deste procedimento o Facebook apresentará, diversas vezes, as vantagens de fornecermos este tipo de dados. Esta é apenas uma forma de desincentivar o utilizador que possa querer desligar este interruptor. Ainda assim, é algo opcional e cada um poderá escolher se quer o não desligá-lo, pois esta apenas uma das formas que o Facebook tem para recolher informação sobre os utilizadores.
A título de exemplo, esta é a informação que quatro serviços de conversação recolhem ao utilizá-los.