Notícias,  Região

Municípios da Rede Patrimonial Viseu Dão Lafões realizam visitas-teste aos seus recursos culturais e patrimoniais

Concelhos recebem visitas técnicas com vista ao conhecimento dos recursos culturais e patrimoniais da região.

© Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito da sua candidatura “Produtos Turísticos Integrados da Região – Ativação da Rede Patrimonial Intermunicipal”, financiada ao abrigo do Programa Centro 2020, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas para a criação e activação da Rede Patrimonial Intermunicipal.

Contando com o envolvimento directo dos técnicos municipais de turismo e responsáveis pelos recursos culturais e patrimoniais dos seus 14 municípios, o processo de capacitação iniciado em Novembro de 2020, culmina agora com a realização de um conjunto de visitas-teste. Estas visitas integram-se no processo de estruturação da Rede Patrimonial Viseu Dão Lafões, permitindo a realização de momentos de trabalho entre os municípios, através do conhecimento e descoberta dos recursos culturais e patrimoniais.

As visitas-teste são tidas como um formato prático e dinâmico, que permite aos técnicos das áreas da cultura, património e turismo, conhecer os recursos e produtos turísticos da região, no âmbito das suas competências e actividades de visitação, com o objectivo de promover a qualificação da oferta do segmento de Turismo Cultural.

As visitas-teste encontram-se a decorrer até ao dia 1 de Outubro, com programas preparados ao pormenor pelos próprios municípios, atendendo aos recursos visados no Roteiro da Rede Patrimonial Viseu Dão Lafões. Esta ação permitirá intensificar as redes de colaboração e cooperação intermunicipais e qualificar a oferta turística da região.

Nos dias 16 e 17 de Setembro já foram visitados os concelhos de Carregal do Sal, Nelas, Santa Comba Dão, Tondela e Vouzela. A 23 e 24 de Setembro vão ser visitados os concelhos de Aguiar da Beira, Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva. A 30 de Setembro e 1 de Outubro é a vez de Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades e Viseu.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *