Carapito

Município de Aguiar da Beira adjudicou projetos de restauro do Dólmen N.º 1 de Carapito e percurso pedestre na aldeia

EON – Indústrias Criativas, Lda.

A Câmara Municipal de Aguiar da Beira adjudicou recentemente dois projetos à empresa EON – Indústrias Criativas, Lda. para a valorização de Carapito e do seu património.

O primeiro dos projetos diz respeito ao restauro do Dólmen N.º 1 de Carapito, também conhecido por Casa da Moira. Neste momento, a empresa encontra-se a fazer o estudo prévio do projeto, tendo para isso retirado as pedras caídas no interior do monumento nacional e limpado todo o interior e envolvência. O objetivo deste trabalho prende-se com a necessidade de fazer os levantamentos topográfico e fotográfico do monumento e zona envolvente. Após a finalização do estudo prévio segue-se a concretização do projeto propriamente dito, que irá depois ser apresentado à Direção Geral do Património Cultural (DGPC) para aprovação. Ultrapassados estes passos seguir-se-á o restauro e valorização do monumento, bem como o arranjo de toda a envolvência.

Segundo Pedro Sobral, da empresa EON – Indústrias Criativas, Lda., “estão neste momento reunidas todas as condições para que o restauro seja feito como deve ser, apesar de o processo ser longo e complexo.

O segundo projeto, que inclui não só o levantamento do património, mas também a criação de todo o material informativo e de divulgação, pretende criar uma Rota Cultural em forma de percurso pedestre na freguesia, incluindo quer os monumentos quer se encontram no interior da aldeia, quer mesmo no exterior. Para uma segunda fase está a execução do projeto propriamente dito.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *