Mundo,  Notícias,  País

Ministro dos Negócios Estrangeiros abre a porta a regresso dos emigrantes no Verão

Numa audição no Parlamento nesta terça-feira, Augusto Santos Silva admitiu que, no que depender de Portugal, os emigrantes podem vir no Verão. No entanto, para que isso seja possível é necessário que haja o levantamento das restrições ao espaço Shengen.

Rodrigo Antunes/Lusa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu ontem que o Governo português está a trabalhar para seja possível a vinda a Portugal dos emigrantes durante o Verão. O Ministro espera que seja possível o levantamento das restrições ao espaço Shengen até aos meses de Verão.

No que depender de nós, essa possibilidade, esse regresso dessas visitas está garantido”, disse Santos Silva, acrescentando que a presença dos emigrantes em Portugal “é um direito deles e será uma contribuição muito importante para o reanimar todo o nosso território, seja do ponto de vista económico, seja do ponto de vista social e cultural”.

No entanto, o governante ressalvou que, para que essas viagens possam acontecer, é preciso que sejam suspensas as restrições de circulação.

É preciso trabalharmos em conjunto com os outros estados-membros da União Europeia para que as restrições que hoje existem na circulação no espaço Schengen possam ser levantadas até ao verão. É nisso que trabalhamos”, concluiu.

Durante a audição parlamentar, o Ministro dos Negócios Estrangeiros informou ainda os deputados que, dos cerca de 5.500 pedidos de repatriamento para Portugal, durante a pandemia de Covid-19, ainda há cerca de 600 portugueses por regressar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *