Lançamento do 5G vai obrigar a nova sintonização dos aparelhos da TDT

Lançamento da quinta geração móvel (5G) está previsto para o próximo ano. Alterações na transmissão da TDT começam a 27 de Novembro em Odivelas e continuam em Janeiro no resto do país.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou, esta terça-feira, que aprovou o plano de desenvolvimento da migração da rede de televisão digital terrestre (TDT) para libertar a faixa dos 700 MHz e o respectivo calendário a ser cumprido pela Meo [Altice Portugal].

O regulador das telecomunicações “determinou ainda à Meo a realização de um teste piloto, no dia 27 de Novembro, que consiste na alteração do emissor de Odivelas Centro, que passará do canal 56 para o canal 35“.

A migração da faixa dos 700 MHz da TDT é essencial para o desenvolvimento da quinta geração móvel (5G), cujo lançamento está previsto para o próximo ano.

Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, no dia 27 de Novembro, as alterações dos restantes emissores que compõem a rede de TDT começam entre a terceira semana de Janeiro e a primeira semana de Fevereiro de 2020 e terminam no dia 30 de Junho de 2020“, adianta o regulador, que recorda que o processo arranca no sul do país e terminará nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O intervalo de tempo definido pela Anacom para fazer a alteração técnica dos emissores da rede de TDT afigura-se bastante flexível e suficiente, tendo em conta o período de tempo em que decorreu o processo de alteração, idêntico a nível técnico, do canal 67 para o canal 56, ocorrido em 2011“, adianta.

A alteração dos emissores “implicará que as pessoas apenas tenham que sintonizar o seu televisor, usando o comando da televisão ou da box TDT “. A Anacom informa ainda que “não será necessário reorientar a antena de recepção (os emissores vão ficar no mesmo sítio), nem trocar a televisão ou o descodificador TDT. Também ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga (pacotes de televisão), pois todas as pessoas poderão continuar a ver televisão gratuita, como acontece agora. Sublinha-se que a única coisa que têm de fazer, caso fiquem com o ecrã negro, é sintonizar a televisão ou o descodificador TDT“, salienta.

O regulador alerta os clientes da TDT “no sentido de estarem atentos e denunciarem quaisquer tentativas de terceiros de os induzir a fazer a aquisição de equipamentos ou a adesão a serviços de televisão paga com o argumento fraudulento de que tal seria necessário face à próxima mudança de frequências” da televisão digital terrestre.

Para apoiar a população neste processo, a Anacom vai disponibilizar uma linha de atendimento telefónico gratuito, a divulgar oportunamente, através da qual poderão ser esclarecidas dúvidas sobre a mudança de canal, as datas e regiões abrangidas ou como fazer a sintonia do televisor ou box“, refere. O centro de atendimento da Anacom “fará um atendimento personalizado alargado, diurno e nocturno, abrangendo fins de semana e feriados“.

Caso os utilizadores não consigam sintonizar os seus equipamentos, a Anacom “garantirá que os pedidos de apoio são resolvidos pelas equipas técnicas que se deslocarão por todo o país, à medida que a Meo vai fazendo as alterações aos emissores“.

Esta e outra informação será divulgada junto da população antes da realização do piloto e ao longo de todo o processo de migração“, conclui o regulador.

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