Notícias

IIº Almoço de Carapitenses na Suíça ultrapassou os 150 participantes

AS10

Realizou-se ontem, 4, o segundo almoço/convívio de carapitenses residentes na Suíça, na ATEPS, em Sion.

Este ano os números foram ainda mais expressivos que no ano passado, tendo-se alcançado os 158 carapitenses, que chegaram de vários pontos da Suíça, como o Valais, Berna, Genebra, Zurique, Lausana, mas também de França e de Carapito, de onde partiram 16 elementos.

O dia começou logo pelas 11:30 da manhã, quando as pessoas começaram a chegar para fazerem o pagamento da sua inscrição. Pouco passava do meio-dia quando abriu o buffet de entradas, onde todos puderam saborear os pastéis de bacalhau, rissóis, camarão, queijo, orelha ou presunto, acompanhados pelo vinho Gazela bem fresco. Este foi também um dos momentos mais importantes, em que os carapitenses após meses sem se verem, aproveitam para pôr a conversa em dia e expressar a sua alegria por se verem todos reunidos. O tempo, esse também ajudou, pois o sol fazia-se sentir, dando ainda mais alegria ao dia que estava para ser de festa.

AS14

Depois de sentados, já na sala onde iria decorrer o almoço propriamente dito, o repasto foi servido em dois pratos, um de peixe, com o tradicional bacalhau, outro de carne, havendo no final a sobremesa.

Terminado o almoço, a organização vendeu alguns pólos com o símbolo do evento, tendo ainda sorteado vários produtos regionais do Valais, como aguardente de abricot, vinho, carnes secas, queijos para raclette, entre outros, com o objectivo de angariar dinheiro para a surpresa final, um grande bolos com o logótipo do convívio, acompanhado de champanhe. Houve ainda um sorteio de três prémios, com um cabaz de produtos regionais, umas garrafas e chouriços. Houve ainda gomas para as crianças, que agradeceram.

AS9

O presidente da Junta de Freguesia de Carapito, que também esteve presente no evento dirigiu no final umas palavras de agradecimento a todos os presentes, deixando votos de que estes convívios se continuem a realizar por forma a manter os carapitenses sempre unidos. Às organizações dos almoços de 2013 e deste ano foram ainda entregues como forma de agradecimento lembranças alusivas aos 500 anos do Foral de Carapito, pois ainda continuamos em festa, e que festa tem sido este ano!

AS5

 Depois foi a vez de começar a desgastar logo o almoço, onde a música pôs o pessoal a dançar, tendo proporcionado momentos de muita diversão.

 Por volta das 19:30 serviu-se o caldo verde e o camarão, que iria terminar mais um convívio entre carapitenses.

 Apesar de não ter ficado desde já agendado o terceiro evento, mantém-se a intenção de repetir para o ano, seja no cantão de Genebra, Vaud ou Berna.

Todos os participantes se mostraram satisfeitos com a participação no almoço, que a organização considera mais um sucesso. Do lucro do almoço de cerca de 250€, decidiu a organização e aprovaram os carapitenses, que este fosse doado ao Caruspinus, que agradece o gesto e promete continuar a levar as notícias de Carapito até todos os que se encontrem longe ou perto, para que nunca sintam indefinição perante o que se passa na sua terra.

Que este evento não deixe de se realizar, pois esta é a melhor forma de reunir a família carapitenses que trabalha em busca de uma vida melhor longe da sua terra natal, Carapito.

 AS4

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *