Carapito,  Mundo,  Notícias

Eclipse parcial da Lua mais longo do século é esta sexta-feira de manhã

Nesta sexta-feira de manhã a Lua vai entrar na sombra da Terra no momento em que desaparece no horizonte de Portugal continental e da Madeira. Ainda assim, é possível ver um pequeno eclipse parcial a partir de um ponto alto.

Crédito: Ian Fieggen, https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt, no changes

O último eclipse lunar de 2021 vai acontecer esta sexta-feira de manhã e é também o eclipse parcial da Lua mais longo do século. Em Portugal só deverá ser visível a partir dos Açores e, apesar de ser parcial, fará com que 97% da superfície da Lua seja coberta pela sombra da Terra.

Em Carapito, a Lua entra na Penumbra da Terra às 06h02 e, na Umbra, às 07h17, altura em que o eclipse atinge o seu máximo em Carapito. Uma vez que a Lua desaparece do horizonte às 07h20 será possível observar o eclipse, numa altura em que a parte superior da Lua ficará ligeiramente vermelha, apenas durante 2 minutos.

Eclipse Lunar parcial. ©timeanddate.com

Apesar de tudo o fenómeno será extensivamente registado, em fotografia e vídeo, e poderá acompanhá-lo a partir do link abaixo. O máximo do eclipse, na hora de Portugal continental, é às 09h02.

O próximo eclipse da Lua visível em Carapito acontecerá no dia 16 de Maio de 2022 e será um eclipse total.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *