Documentário da CIM Viseu Dão Lafões sobre megalitistmo distinguido em Festival Internacional de Cinema de Turismo

©CIM VDL

A CIM Viseu Dão Lafões foi galardoada no Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR 2023 pelo documentário “MEG – Megalith Route: Temples to Eternity”, com o qual conquistou o primeiro prémio na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”.

O documentário “MEG – Megalith Route: Temples to Eternity” faz uma visita pelos 15 municípios que  compõem a CIM Viseu Dão Lafões, num percurso de 500 quilómetros, “onde se encontram alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do Centro de Portugal“. O percurso tem um total de 26 dólmens, 13 dos quais monumentos classificados, um deles o Dólmen I de Carapito.

O teaser do documentário pode ser visto no link seguinte.

Filmes da Nazaré, Marrocos e Pantanal vencem 16.º Festival ART&TUR

Três filmes foram consagrados como os grandes vencedores do festival. Na competição internacional, o Grande Prémio foi para um filme que promove o crescimento de Marrocos enquanto destino turístico: “Morocco Arise”, realizado por Brandon Li (disponível em http://y2u.be/R9cqyRek8nQ).

O filme “Nazaré – Maior do que a vida”, do Município da Nazaré (disponível em http://y2u.be/yi5aTnn-cvc), ganhou o Grande Prémio da Competição Nacional. Produzido pela Oonify, o filme mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré, um dos destinos mais emblemáticos do Centro de Portugal.

O filme “Pantanal Gastronomic Route” (disponível em http://y2u.be/qPGUbec7BNM), produzido por Visit Mato Grosso do Sul, ganhou o Prémio de Melhor Filme Brasileiro, uma categoria em estreia este ano no ART&TUR. Como o título indica, é um filme que mostra as muitas experiências gastronómicas do território do Pantanal.

Na iniciativa paralela ART&FACTORY, o prémio foi atribuído a uma equipa brasileira, liderada por Marco Calábria, com o filme “Caldas da Rainha magnífica” (disponível aqui). Recorde-se que o ART&FACTORY desafia realizadores internacionais a filmarem na região onde o festival se realiza, neste caso, nas Caldas da Rainha, na semana que antecede o festival. Os filmes que resultaram da iniciativa foram exibidos e muito aplaudidos no evento.

O ART&TUR é um dos eventos mais conceituados a nível mundial na área do audiovisual para turismo. Na 16.ª edição do festival, que decorreu entre 24 e 27 de Outubro nas Caldas da Rainha, foram exibidos 82 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados de entre 262 filmes, de 47 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri, constituído por 43 jurados. As últimas seis edições do ART&TUR realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e, agora, Caldas da Rainha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *