Suíça retirou Portugal da lista de países de risco e dispensa emigrantes de quarentena no regresso. Emigrantes que pretendem vir passar o Natal e Ano Novo a território português já não terão que cumprir dez dias de quarentena no regresso à Suíça.
A Suíça retirou Portugal da lista de países de elevado risco de infecção pelo coronavírus, anunciou esta sexta-feira, a Embaixada da Suíça em Lisboa.
A partir deste sábado, 19 de Dezembro, as pessoas que regressarem à Suíça vindas de Portugal já não terão que cumprir um período de dez dias de quarentena, isentando assim os emigrantes que pretendem passar o Natal e Ano Novo no território português da obrigatoriedade de permanecerem em quarentena no regresso.
A Suíça tinha colocado Portugal na lista de países de elevado risco, no dia 14 de Dezembro, decisão que, disse, baseou em dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC). A decisão levou mais de 13 mil emigrantes portugueses na Suíça a assinaram uma petição para que Portugal fosse retirado dessa lista, alegando que os dados estavam desactualizados e diziam respeito a uma altura em que o país estava a sair do pico da pandemia de Covid-19 e o número de novos casos era ainda muito elevado, para além de apresentar um número de casos por 100 mil habitantes menor que a própria Suíça.
Todas as condições sobre a situação em Portugal, do ponto de vista da Suíça, devem ser consultadas aqui.