Concelho,  Notícias,  País,  Região

COVID-19: Governo realiza a partir de hoje testes de despiste nos lares de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda

O governo vai realizar, a partir de hoje, uma operação de testes de despiste da COVID-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, estendendo-se depois ao resto do país.

Esta é uma operação conjunta entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o Ministério da Ciência, a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico do vírus.

O Ministro da Ciência, Manuel Heitor, salientou que “esta é uma operação de logística complicada”, uma vez que os testes terão de ser entregues no laboratório, recolha que será feita no terreno pela Cruz Vermelha Portuguesa.

A ministra do Trabalho revelou que foi feita uma análise de risco em função dos concelhos onde há mais lares com maior número de pessoas.

Vamos começar com os profissionais que estão a trabalhar nos lares e também em pessoas que tenham algum tipo de suspeita e sintomas”, adiantou.

Ana Mendes Godinho esclareceu que esta operação nos lares é preventiva e é paralela à operação normal do Ministério da Saúde quando são detectados casos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *