Concelho,  Notícias

Covid-19: cerca de 1900 pessoas já receberam a primeira dose da vacina no concelho de Aguiar da Beira

© Caruspinus, 2020

A vacinação contra a Covid-19 no concelho de Aguiar da Beira continua a decorrer a bom ritmo. Até esta sexta-feira, 1878 pessoas (31% da população inscrita no Centro de Saúde/40% da população residente no concelho) já tinham recebido a primeira dose e 841 (14%/18%) têm já a vacinação completa. Estes valores encontram-se mesmo acima da média nacional que, de acordo com o último relatório divulgado pela DGS, mostram que 25% da população nacional já foi vacinada com a 1.ª dose e 9% com a 2.ª.

Tal como no resto do país, a vacinação está a seguir um sistema de idade decrescente, estando, neste momento, a ser vacinadas as pessoas da faixa etária entre os 60 e os 65 anos. A maioria das pessoas acima dos 65 anos já foi vacinada.

Segundo o responsável pela vacinação no concelho, o enfermeiro Paulo Duarte, “tem havido poucos problemas de contacto com as pessoas” mas, até ao momento “não foi possível contactar cerca de 600 pessoas por serem, certamente, emigrantes“, podendo já ter sido vacinadas noutros países ou localidades. Quando questionado sobre o funcionamento da ferramenta de auto-agendamento divulgada pela DGS, Paulo Duarte referiu que esta já causou alguns transtornos, técnicos e de comunicação com as pessoas. Se por um lado o Centro de Saúde está a seguir a ordem decrescente de idades, tal como foi instruído, por outro, o auto-agendamento pode fazer com que pessoas mais novas possam ser vacinadas primeiro que pessoas mais velhas, situação que é completamente alheia ao Centro de Saúde. E também pode fazer com que pessoas de outros concelhos sejam vacinadas em Aguiar da Beira, como já aconteceu, basta que, para isso, o seleccionem na plataforma. Ainda assim, é mais uma ferramenta que também pode ajudar a identificar alguns contactos e pode continuar a ser usada.

O concelho de Aguiar da Beira registou, esta semana, 6 novos casos de infecção por Covid-19, elevando para 818 o número total de casos detectados desde 16 de Setembro de 2020. Segundo o relatório de situação divulgado esta sexta-feira pela DGS, a incidência cumulativa a 14 dias no concelho de Aguiar da Beira é de 86 casos por 100 mil habitantes.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *