Notícias,  País

Covid-19: aprovada renovação do estado de emergência — controlo nas fronteiras e aulas online

O Parlamento aprovou hoje a décima renovação do estado de emergência em Portugal, com os votos favoráveis do PS, PSD, PAN, CDS e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues. PCP, PEV, Chega, IL e Joacine Katar Moreira votaram contra, enquanto que o Bloco de Esquerda absteve-se. O novo estado de emergência vigora até 14 de Fevereiro.

Fronteiras portuguesas repostas nos próximos 15 dias

As deslocações para o exterior vão estar limitadas nos próximos quinze dias. Excepto casos excepcionais, serão limitadas as saídas por via aérea, terrestre ou fluvial. Estas limitacoes estarão em vigor até ao dia 14 de Fevereiro. O controlo terrestre de fronteiras será semelhante ao do primeiro confinamento.

Portugal já tinha suspendido os voos com o Reino Unido e com o Brasil. Entretanto a Alemanha também proibiu a chegada de passageiros vindos de Portugal.

Aulas passam a ser online a 8 de Fevereiro

As escolas vão continuar encerradas até ao próximo dia 5 de Fevereiro. No entanto, as aulas recomeçam no dia 8, a partir de casa, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento, aplicando-se as regras que foram aprovadas em Julho de 2020. As creches vão continuar fechadas, pelo menos durante mais 15 dias. Não haverá férias de Carnaval.

Pandemia continua em crescimento exponencial

A evolução da pandemia continua em crescimento exponencial, tendo-se registado, nesta quinta-feira, mais 303 mortes e 16.432 casos, novos máximos em Portugal. Com estes números, já se contabilizaram 685.383 casos de Covid-19 desde o início da pandemia e 11.608 óbitos.

A avaliação semanal do Centro Europeu de Controlo de Doenças divulgada esta quinta-feira, coloca Portugal no primeiro lugar na taxa de novos casos por cem mil habitantes e de óbitos por milhão de habitantes, no período de 14 dias equivalentes às segunda e terceira semanas deste ano. O salto negativo dado pelo país é muito significativo e reflecte a forma como a doença tem crescido exponencialmente desde o início do ano.

Taxa de notificação de casos a 14 dias por 100 000 habitantes. Actualizada em 28 de Janeiro.
Taxa de testes por 100 000 habitantes. Actualizada em 28 de Janeiro.
Taxa de casos positivos. Actualizada a 28 de Janeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *