
As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de Abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.
Em cinco décadas, o planeta quase entrou em colapso: das alterações climáticas à poluição por plástico, os ecossistemas estão em risco e é urgente uma acção efectiva e conjunta. É nesse sentido que todos os anos o movimento Earthday.org procura mobilizar entidades e indivíduos para organizarem acções locais que, ao multiplicarem-se pelo mundo, funcionam como um todo. O grande objectivo de assinalar este dia é também catalisar uma espécie de colaboração global.
Este ano, neste dia 22 de Abril de 2021, o tema gira em torno da Recuperação da Terra, e é assinalado através de uma cimeira climática global convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O Conselho e o Parlamento Europeu assinaram esta quarta-feira um acordo provisório para alcançarem o objectivo da neutralidade climática na UE em 2050. O acordo prevê que, até 2030, as emissões de carbono sejam reduzidas em 55 por cento, em comparação com os níveis de 1990.