Mundo

Comemoração do Dia da Terra com os olhos postos na recuperação do planeta

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de Abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

Em cinco décadas, o planeta quase entrou em colapso: das alterações climáticas à poluição por plástico, os ecossistemas estão em risco e é urgente uma acção efectiva e conjunta. É nesse sentido que todos os anos o movimento Earthday.org procura mobilizar entidades e indivíduos para organizarem acções locais que, ao multiplicarem-se pelo mundo, funcionam como um todo. O grande objectivo de assinalar este dia é também catalisar uma espécie de colaboração global.

Este ano, neste dia 22 de Abril de 2021, o tema gira em torno da Recuperação da Terra, e é assinalado através de uma cimeira climática global convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O Conselho e o Parlamento Europeu assinaram esta quarta-feira um acordo provisório para alcançarem o objectivo da neutralidade climática na UE em 2050. O acordo prevê que, até 2030, as emissões de carbono sejam reduzidas em 55 por cento, em comparação com os níveis de 1990.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *