CIM Viseu Dão Lafões aprovou descontos nos Transportes Públicos para 2023

© CIMVDL

Na passada terça-feira, dia 13 de Dezembro, em reunião ordinária, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões aprovou, por unanimidade, a proposta de redução tarifária a aplicar no ano de 2023, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

Assim, ficou deliberado que a partir de 1 de Janeiro de 2023 os preços dos bilhetes simples e pré-comprados terão um desconto de 25% sobre o preço de venda ao público e que os passes sociais, cujos preços se irão manter inalterados, continuarão a contar com um desconto de 35%, também, sobre o preço de venda ao público.

Neste sentido, encontra-se alocada à redução tarifária dos transportes públicos da região uma verba de um milhão e setenta mil euros, sendo 20% suportado pelos municípios da CIM Viseu Dão Lafões, sendo o restante suportado pelo Orçamento de Estado.

Com estas medidas de apoio à redução tarifária, “a CIM Viseu Dão Lafões pretende beneficiar todos os utilizadores do sistema de transporte público regional e, assim, contribuir para a redução significativa dos encargos que estes assumem pela utilização destes serviços, fator que, num contexto económico adverso, a Comunidade Intermunicipal considera de extrema relevância“, referiu em CIM em comunicado.

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “é importante assinalar o grande esforço que os catorze municípios fazem, nesta medida em concreto, procurando-se que a mesma tenha um impacto positivo no orçamento familiar dos utentes, contribuindo, ainda, como mais um estímulo à procura dos serviços públicos de transporte de passageiros“.

O PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede. Tem, ainda, como objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *