Mundo,  Notícias,  País

Candidaturas para viagens grátis na Europa para jovens entre os 18 e os 20 anos já estão abertas

Iniciativa DiscoverEU tem 60 mil viagens de comboio pela União Europeia para oferecer a jovens entre os 18 e os 20 anos. As candidaturas já estão abertas e decorrem até 26 de Outubro.

A DiscoverEU é uma iniciativa da União Europeia (UE) que permite aos jovens de 18 anos partirem à descoberta da Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas excepções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), e ficar a conhecer as suas paisagens deslumbrantes e a sua grande variedade de cidades, grandes e pequenas.

As candidaturas para as 60 mil viagens gratuitas em InterRail abriram esta terça-feira, 12 de Outubro, depois do interregno provocado pela pandemia. As inscrições podem ser feitas no site da iniciativa e terminam a 26 de Outubro.

Os candidatos que queiram participar devem ter nascido entre 1 de Julho de 2001 e 31 de Dezembro de 2003 (excepcionalmente, este ano também se podem candidatar os jovens elegíveis nas duas fases de 2020, que não ocorreram), ter nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia e indicar o número de cartão de cidadão ou passaporte. Depois, será apenas necessário responder a um questionário de seis perguntas sobre a UE e os seus programas e esperar pelo resultado.

A viagem pode ainda ser feita em grupo, de até quatro amigos, desde que eles também satisfaçam os critérios de selecção mencionados acima e indiquem o código de candidatura do candidato principal, aquando da inscrição.

Os seleccionados vão poder fazer uma viagem pela UE com a duração mínima de um dia e máxima de 30. A viagem tem que ser realizada entre 1 de Março de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023, no entanto, uma vez que o contexto da pandemia ainda persiste, é possível alterar as datas a qualquer momento.

A iniciativa DiscoverEU foi criada em Junho de 2018 com o objectivo de oferecer aos jovens de 18 anos a possibilidade de conhecerem a Europa, e “fomentar um sentimento de união e solidariedade em toda a UE através de viagens transfronteiriças e aprendizagem intercultural“.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *