Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação começa este Domingo — Carapito recebe dois dias da prova

O Município de Aguiar da Beira, sabendo da necessidade de desenvolver medidas para afirmação de identidade e valorização turística e económica do concelho, decidiu conjugar e potenciar os seus recursos, estabelecendo assim uma ligação entre o turismo e o desporto de Orientação.

O concelho tem recebido diversas provas nacionais e internacionais ao longo dos anos, e este ano, o concelho de Aguiar da Beira vai ser palco de um grandioso evento nunca antes realizado em Portugal. Assim, o nosso concelho vai organizar o Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação (JWOC) de 10 a 16 de Julho. Para a realização deste evento, em muito contribuiu o reconhecimento das nossas condições, como sendo das melhores do mundo para a prática deste desporto, seja a morfologia dos terrenos, as condições climatéricas ou a cartografia já produzida para a realização das provas.

A organização deste campeonato é, sem dúvida, algo que a todos deve orgulhar. O nome de Aguiar da Beira será levado a vários cantos do Mundo. Pela importância, no contexto da modalidade a nível mundial, vamos certamente promover o que de melhor temos no concelho, demonstrando a qualidade da oferta de um produto turístico com enorme potencial.

Até ao momento, para esta prova, estão inscritos cerca de 400 atletas de 37 países diferentes. A par do JWOC será realizada também uma prova para os acompanhantes/espectadores, denominada de JWOC TOUR.

As freguesias de Carapito e Pinheiro (Quinta das Lameiras) possuem condições de excelência para a prática deste desporto e, deste modo, irão receber as etapas deste Campeonato do Mundo de Juniores de Orientação.

  • No dia 11, Carapito contará com uma prova de sprint, uma prova urbana que passará pelo meio da povoação. Nesse mesmo dia, decorrerá também a prova dedicada aos acompanhantes/espectadores, que terá lugar entre as 13h30 e as 16h.
  • No dia 12, será uma prova de distância longa que começará no Eirado terminando em Carapito, sendo esta uma prova de floresta.
  • Dia 13, será o dia de descanso dos atletas.
  • No dia 14 na Quinta das Lameiras, é o primeiro dia de prova de qualificação, onde apenas 60 atletas serão qualificados para a prova do dia seguinte que será a final (prova média).
  • O dia 16 de julho estará reservado à prova de estafetas, e também à cerimónia de encerramento deste grandioso Campeonato.

Durante o período em que decorrem as provas convidam-se todas as pessoas a acompanhar as mesmas, seja nas ruas, ou nas arenas que são os locais onde se pode assistir às provas através de ecrã gigante e também escutar a narração que será feita, ao vivo, de cada etapa.

Conselhos e recomendações para os residentes de Carapito

A organização pede aos residentes de Carapito, que:

  • Se tiverem cães soltos ou presos na via pública, que possam causar algum tipo de risco aos atletas, por favor, coloquem-nos dentro das propriedades, para evitar situações complicadas e de risco para todos;
  • Por favor, não mexam nas barreiras e fitas que possam estar a cortar estradas. Haverá elementos da organização e GNR envolvidos, mas pede-se, mais uma vez a compreensão de todos;
  • Por favor, não mexam nos pontos de controlo (laranjas e brancos). Estes são os pontos referenciados no mapa para os atletas e é realmente muito importante que estes pontos não sejam mexidos;
  • Por favor, tentem não ter veículos a obstruir a passagem dos atletas, carros ou tratores estacionados, podem tapar a passagem;
  • Por favor, principalmente durante o dia 11 de Julho, evitem circular de carro, trator ou outro meio, dentro da malha urbana de Carapito. Se realmente for necessário, deixe o seu veículo posicionado antes de começar a prova, nas extremidades da aldeia.
  • Sempre que puder, desloque-se a pé. Aproveite, pare, assista à prova e encoraje os atletas. O apoio é fundamental e eles agradecem.

Boletim final com todas as informações sobre a prova já está disponível

O boletim final com todas as informações sobre o JWOC já está disponível para download (em Inglês). Pode aceder ao documento, aqui.

Entre os dias 10 a 16 de Julho, todos os caminhos vão dar ao Município de Aguiar da Beira. Vamos fazer deste o melhor Campeonato do Mundo de Juniores de sempre. Contamos com todos!

Município de Aguiar da Beira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.