No dia 20 de Maio o Hospital de Viseu anunciou que as urgências pediátricas iriam estar encerradas ao exterior todos os dias no período noturno, entre as 20h00 e as 09 horas, a partir de 1 de Junho, “para poder maximizar a disponibilidade dos pediatras durante o período de Verão, sem impedir o legal direito ao gozo de férias“. A decisão visa “garantir disponibilidade para uma escala continuada de apoio à Urgência Interna e Bloco de Partos, evitando assim mais roturas assistenciais em cascata“, acrescentou.
A notícia do fecho desta urgência já levou à criação de uma petição pública que reúne mais de 12 mil subscrições, bem como de uma manifestação convocada para o dia 1 de Junho, a exigir a reabertura.
Entretanto, nesta quinta-feira, a Ministra da Saúde Ana Paula Martins esteve reunida com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões durante três horas e meia.
Também o Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, disse aguardar por uma decisão, depois de contactos com o Governo.
O encerramento de três noites por semana da urgência pediátrica tinha começado em Março.