Notícias

AQUILARIS – Associação de Defesa e Divulgação do Património Criada em Aguiar da Beira

LOGO_AQUILARIS original
Logótipo da associação.

Nasceu no concelho de Aguiar da Beira uma nova associação. A colectividade, a que foi dado o nome de AQUILARIS, Associação de Defesa do Património, foi fundada por Álvaro Almeida, Bruno Andrade, João Fernandes, Ricardo Guerra e Ricardo Marques, no passado dia 26 de Janeiro.

Como objectos principais estabeleceram os seus fundadores a defesa, estudo e divulgação do património cultural e natural, a sua conservação e recuperação e ainda a prática de actividades de cariz cultural. Não tendo fins lucrativos, pretende actuar com isenção e independência em relação a todos os órgão de poder e mesmo ideologias.

As motivações para a criação desta associação têm por base o interesse que surgiu no meio do grupo de fundadores em dar outra voz ao património do concelho, através da dinamização de iniciativas nesta área.

Apesar de ter como principal espaço de acção o concelho de Aguiar da Beira, a Associação pretende também estar atenta a parcerias com concelhos vizinhos, demais entidades regionais, nacionais e europeias, tem ainda como objectivo a promoção de parcerias com os agentes que actuam no território, como o são as juntas de freguesia, a Câmara Municipal, escolas e demais associações e entidades. A colaboração com especialistas no assunto será ainda proporcionada.

Com base na experiência, trabalho e conhecimento, o plano de acção da Aquilaris está assente em três princípios fundamentais: o Património Cultural e Ambiental, a Comunidade e a Responsabilidade Social e o Futuro e o Desenvolvimento.

Como iniciativas a levar a cabo, pretende a associação realizar actuar na salvaguarda do património material e imaterial, na promoção da investigação e produção de conteúdos e publicações; na inventariação, registo fotográfico e sinalização do património identificado e por identificar; na proposta para classificação de património de valor relevante; na organização de colóquios/workshops; na recriação histórica ou outros eventos de promoção do património cultural e ambiental; na formação de jovens e outros interessados e, ainda, na elaboração de candidaturas e projectos que possam ser alvo de financiamento pelos novos fundos nacionais e europeus.

Partindo do enorme potencial do concelho ao nível do património, pretende-se que este possa servir de catalisador para o desenvolvimento local, através da estimulação do turismo ou da criação de novas empresas.

O trabalho será para realizar a longo prazo, tendo a associação um plano de acção bem definido e com grande probabilidade de execução.

E porque este projecto só será conseguido com a ajuda de todos, a associação diz-se desde já aberta à inscrição de novos sócios que de alguma forma se identifiquem com os princípios e os objectivos da mesma.

Pretendendo apostar numa imagem atractiva e actual, a Aquilaris marcará presença nas redes sociais como o Facebook, pretendendo ter também um canal no Youtube e uma página web.

Esperam os seus fundadores que a associação seja um meio privilegiado de promoção do património e turismo do concelho.

Para qualquer pedido de informações está já disponível o email: aquilaris.patrimoniovivo@gmail.com.

Associem-se a esta ideia!

26 jan 15
Os fundadores da Aquilaris, Bruno Andrade, João Fernandes, Ricardo Marques, Ricardo Guerra e Álvaro Almeida, respectivamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *