Notícias,  País

App Stayaway Covid já está disponível para os smartphones com Android e iOS

Aplicação que pretende ajudar a rastrear eventuais contactos com pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV2 já está disponível na Play Store da Google e também na Apple Store.

A aplicação STAYAWAY COVID é um sistema de participação voluntária que pretende auxiliar os portugueses no rastreio da COVID-19 e já está disponível para download na Play Store da Google e na App Store da Apple.

Após a instalação a app irá pedir-lhe permissão para utilizar o Bluetooth, a tecnologia usada no rastreio dos contactos, e para correr em segundo plano de forma a notificá-lo caso tenha estado perto de uma pessoa que informou a aplicação de que está infectada. Para além disso, terá que aceitar os termos de utilização e a política de privacidade, com a nota de que será a Direção-Geral de Saúde (DGS) a garantir a gestão e tratamento dos dados. Não é exigida, nem permitida, a criação de conta, nem solicitada a inserção de quaisquer dados pessoais.

Como funciona a app?

  • Os telemóveis anunciam a sua presença a todos os dispositivos próximos usando mensagens Bluetooth de baixo consumo.
  • A informação partilhada entre dispositivos são códigos aleatórios que não revelam identidades pessoais. Ainda assim, são guardados apenas nos telemóveis que os recebem.
  • Se um utilizador for diagnosticado com COVID-19 os códigos que difundiu nos últimos 14 dias são partilhados publicamente num servidor oficial.
  • A partilha requer o consentimento do utilizador e a legitimação de um médico.
  • Periodicamente, a aplicação descarrega de um servidor oficial os códigos de pessoas recentemente diagnosticadas com a doença.
  • A aplicação cruza os códigos descarregados com os recebidos de outros dispositivos nos últimos 14 dias.
  • Havendo coincidência e potencial de contágio o utilizador é alertado pela aplicação e deverá contactar os serviços de saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde os contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 são considerados de elevado risco de contágio.

Os criadores da app — INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider — garantem que não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém.

Notícia actualizada em 30/08/2020 para incluir a informação de disponibilidade na Apple Store.

2 Comments

  • Um tipo qualquer

    Serei o único que tem um telemóvel Android com uma versão inferior à 6 e por essa razão não pode instalar a app STAYAWAY COVID? E todos os outros que tem um telemóvel igual ou inferior ao meu fazem o quê?
    Vão a correr comprar um telemóvel novo?
    Será que vale a pena gastar recursos e fazer tanto alarido por uma app que afinal só funciona apartir da versão 6 do Android?
    Esta gente não deve fazer a mais pequena ideia do Pais real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *