Agência da CGD de Aguiar da Beira muda de localização e passa a ‘Noma Smart’

Agência de Aguiar da Beira foi uma das que foram convertidas em ‘Noma Smart’, deixando de ter serviço de tesouraria presencial e passando a funcionar apenas com máquinas automáticas, que permitem efetuar levantamentos e depósitos de notas e de moedas, mas apenas para quem tem um cartão de débito.

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A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a transformar dezenas de agências que ofereciam todos os serviços, como levantamento e depósito de dinheiro ao balcão, em espaços mais pequenos e com menos oferta de serviços. A CGD chamou ‘Noma Smart’ a estes novos espaços, que deixam de ter serviço de tesouraria presencial e passam a funcionar apenas com máquinas automáticas, que permitem efetuar levantamentos e depósitos de notas e de moedas, mas apenas para quem tem um cartão de débito. A transformação dos anteriores espaços em miniagências está a ocorrer, maioritariamente, em concelhos do interior do país e nas ilhas. A notícia foi avançada pelo Público no dia 22 de Outubro.

De acordo com a Comissão de Trabalhadores (CT) da CGD em declarações àquele jornal, foram identificadas mais de 40 agências já transformadas em ‘Noma Smart’ ou em vias disso, admitindo, contudo, que “possam chegar a uma centena”. As ‘Noma Smart’ funcionam com um a três funcionários, que ficam encarregados do serviço comercial, como venda de produtos e a abertura ou encerramento de contas, podendo também prestar apoio na operação das novas máquinas.

Agência de Aguiar da Beira foi convertida em ‘Noma Smart’

Um das agências já convertidas em “Noma Smart” foi a de Aguiar da Beira, agora localizada no Largo da Carvalha, n.º 4, R/C Dtº Frente, que só presta serviço de tesouraria através de equipamentos automáticos e possui uma área automática com levantamento e depósito de notas, moedas e cheques. O horário de atendimento presencial é possível entre as 08h30 e as 12h30 e entre as 13h30 e as 15h00. Fora desse horário continua a ser possível realizar levantamentos e depósitos nos equipamentos automáticos.

Ainda em declarações ao Público, a CGD disse que “procura acompanhar as tendências da banca em Portugal e em todo o mercado europeu”, numa estratégia que “diz ter iniciado em 2020, num investimento de 70 milhões de euros“.

Presidente do Município de Aguiar da Beira “repudia” a decisão

Em Aguiar da Beira, onde estava situada a única agência da CGD no concelho e onde era disponibilizado o serviço completo daquele banco, o Presidente do Município, Virgílio da Cunha, disse ao Público que “repudia” a decisão, acrescentando que “sendo um concelho com uma população envelhecida e baixa literacia financeira e habituada ao atendimento pessoal, passando a não dispor desse serviço, sente uma grande discriminação em relação às populações de outros meios, considerando que são ignorados nas decisões e que não há respeito nem consideração pelos mais velhos, pelos mais desprotegidos e pelas populações do interior“.

O autarca referiu ainda que “obviamente (…) verifica-se que o aspecto economicista ou outros imperam em relação à prestação de um serviço público e de apoio a quem dele precisa, não tendo em conta as realidades locais, nomeadamente das pessoas que não sabem ler, inclusive muitos pensionistas“.

Virgílio da Cunha referiu ainda haver no concelho outras instituições bancárias, como o Millennium BCP, a Caixa de Crédito Agrícola e o Santander Totta, que, “apesar de privados e de alguns deles disporem dos mesmos equipamentos que a CGD passou a ter, não reduziram na prestação dos serviços presenciais“, admitindo estar “a ponderar reduzir drasticamente” os serviços na agência da Caixa, até agora o banco principal do Município, “passando a privilegiar os bancos que, apesar de privados, prestam agora um melhor serviço à comunidade local“, e ainda que “várias empresas do concelho (…) [estão] a equacionar a transferência das suas contas para outros bancos, nomeadamente as carteiras de Caixa Azul“.

A agência mais próxima de Aguiar da Beira com serviço completo situa-se em Trancoso, na Avenida 1.º de Dezembro, e tem um horário de funcionamento entre as 08h30 e as 15h00, com encerramento da tesouraria entre as 12h30 e as 15h00. Os serviços de Caixa Azul mais próximos de Aguiar da Beira situam-se agora na Meda, na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral, Urbaniz da Cerca, e tem o mesmo horário de funcionamento.

Grupo parlamentar do PS pediu explicações ao Ministro das Finanças

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista questionou, no mesmo dia, o Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, sobre a redução de serviços levada a cabo pela CGD, sobre “que medidas/diligências vai o Governo adoptar ou já adoptou para assegurar o interesse público e a salvaguarda das necessidades das populações dos territórios em causa“.

Banco de Portugal diz que “não tem competência” sobre rede de serviços bancários

À luz do actual quadro normativo, a decisão sobre a cobertura e localização dos balcões das instituições de crédito e caixas automáticos é da exclusiva responsabilidade das próprias instituições, no exercício da sua liberdade de iniciativa económica“, disse ao Público o Banco de Portugal na última sexta-feira, acrescentando que, no entanto, “está em discussão a proposta de Regulamento, apresentada pela Comissão Europeia em Junho do ano passado, relativa ao curso legal das notas e moedas de euro, a qual visa salvaguardar o papel do numerário, garantir que este é amplamente aceite como meio de pagamento e permanece facilmente acessível para as pessoas e as empresas em toda a área do euro“, acrescentando que “a entrada em vigor do Regulamento poderá determinar a necessidade de ajustamentos não só legais, mas também procedimentais, a nível nacional“.

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