Notícias

A Viagem do Elefante Termina com Pegada de Bronze em Aguiar da Beira

A Viagem do Elefanta - Apresentação
Presidente do Município, Joaquim Bonifácio, agradece a presença de Pilar Del Rio em Aguiar da Beira.

A VIAGEM DO ELEFANTE, espectáculo teatral de rua do Trigo Limpo teatro ACERT, em co-produção musical com a Flor de Jara (Espanha) e parceria com a Fundação José Saramago, chegou ao fim no passado sábado, 27, em Aguiar da Beira.

O evento, promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, percorreu os 14 municípios que a compõem, entre 24 de Maio e 27 de Setembro.

Cerca das 16H00 do dia 27, no salão nobre dos Paços do Concelho de Aguiar da Beira, foram várias as entidades que se juntaram ao presidente do Município, Joaquim Bonifácio, para a apresentação do evento, mas também para uma breve avaliação daquilo que este alcançou por todos os municípios por onde passou. O presidente do município enalteceu a importância do espectáculo para a cultura, tão essencial para o interior do país. Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões congratulou-se com o enorme sucesso que o espectáculo alcançou, tendo dado como ganha a aposta, que certamente se irá repetir.

Pilar Del Rio, presidente da Fundação José Saramago, com quem foi casada, marcou também presença em Aguiar da Beira, onde deixou o seu agradecimento pela divulgação da obra de José Saramago, deixando também algumas propostas para futuras encenações.

O presidente da Câmara Municipal teve ainda oportunidade para distinguir a jovem aguiarense Carolina Figueiredo, que venceu recentemente na categoria do ensino secundário o concurso “Quem conta um conto… ao modo de Saramago!?”, pedindo-lhe que a partir de agora passe a ser também um interveniente cultural activo no concelho.

Os presentes tiveram ainda oportunidade de visitar a exposição de fotografia “A Viagem do Elefante“, da autoria de Ricardo Chaves, com fotografias dos espectáculos da digressão 2013 em Portugal e Espanha.

Outro ponto alto do programa foi a inauguração de uma pegada em bronze do Elefante Salomão, em espaço público próximo da Câmara Municipal de Aguiar da Beira, representando simbolicamente o fim da digressão 2014 pela região Viseu Dão Lafões.

A Viagem do Elefante - Inauguração da Pegada do Elefante Salomão
Executivo Municipal juntamente com Pilar Del Rio e Carolina Figueiredo, após a inauguração da pegada do Elefante Salomão.

Para a noite estava reservada a parte mais aguardada por todos, A Viagem do Elefante, na Avenida da Liberdade.

Num espectáculo de luz, cor e música, que encantou todos os espectadores, A Viagem do Elefante terminou com chave de ouro em Aguiar da Beira. Para além do espectáculo propriamente dito, a envolvência da população local, através das várias associações, fez com que este se tornasse ainda mais grandioso. Vários elementos do Centro de Dia de Carapito marcaram também presença como actores.

A nível de teatro de rua, diz quem viu, foi o espectáculo mais grandioso e mais bem preparado alguma vez visto em Aguiar da Beira.

Parabéns à CIM Viseu Dão Lafões, a todos os municípios que acolheram o espectáculo, actores e tantas outras pessoas que tornaram possível esta realidade e esperamos agora que tragam mais cultura para as nossas terras. A população agradece.

“SEMPRE CHEGAMOS AO SÍTIO AONDE NOS ESPERAM.”

A Viagem do Elefante
No decorrer do espectáculo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *